Liliana Silva é Head of Sustainability & Talent da Zurich Portugal, empresa distinguida em 2024 com a certificação Top Employer e o primeiro lugar no Índice da Excelência das grandes empresas. Parece um cliché dizer que as pessoas são o fator diferenciador das organizações, mas é efetivamente verdade – em 564 colaboradores, a taxa de turnover é 1,47%. Em conversa com a Líder, Liliana Silva explica o conceito de People Sustainability e partilha a sua paixão pela temática da cultura empresarial sempre assente nas pessoas.
Qual o significado do People Sustainability e a sua relevância para a Zurich?
Na Zurich, acreditamos que a Sustentabilidade não passa apenas pela área de negócio, mas também pelas pessoas. Por isso, “People Sustainability” é um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade – juntamente com os pilares planeta e clientes – e a essência da nossa estratégia de pessoas. Queremos que as nossas pessoas cresçam, se desenvolvam e adquiram competências, de forma a garantir que as futuras gerações possam prosperar e a darmos resposta aos nossos clientes e à sociedade em geral.
Que estratégias implementadas pela Zurich destaca?
A nossa preocupação é desenvolver as competências técnicas, comportamentais e sociais das pessoas e garantir que, com a formação certa, melhoram a resposta dada ao cliente. Procuramos que o colaborador se identifique com a formação e temos também capacitado as lideranças para as novas formas de trabalho. Acima de tudo, há uma grande preocupação com o bem-estar, não só em garantir as melhores condições de trabalho, como proporcionar um ambiente psicologicamente seguro.
Como medem o sucesso dessas estratégias?
Na Zurich, realizamos surveys anuais sobre a gestão e o clima organizacional. O último estudo que realizámos, este ano, mostra que 88% dos nossos colaboradores recomendariam a Zurich como empregador e esses dados são a nossa maior conquista.
O que destaca na temática da Diversidade e Inclusão?
A Diversidade e Inclusão é uma ação contínua para o despertar de consciências e, se não a praticarmos, serve de pouco. Percebemos que há mais inovação se houver diversidade entre a organização e temos um grupo de trabalho que trata a inclusão e que nos ajuda a criar boas práticas. Fazemos parte do Inclusive Community Forum da Nova SBE e este é também um dos nossos compromissos para capacitar as pessoas com deficiência e promover uma comunidade mais inclusiva.
Quais as próximas iniciativas na área de People Sustainability?
No nosso setor, como em todos, assistimos a uma transformação das funções. A tecnologia, nomeadamente a Inteligência Artificial, vai melhorar a experiência dos colaboradores e aumentar a sua eficiência, tornando-os mais ágeis. Por um lado, vamos dotar as pessoas para o conhecimento mais tecnológico, e por outro, vamos focar-nos no desenvolvimento de soft skills. Este ano lançámos um programa que promove a mobilidade interna – o My70% –, que permite ao colaborador, não só manter a função, como ter um short term assignment e participar num projeto que lhe permita adquirir competências para, assim, estar preparado caso queira candidatar-se a uma nova função dentro da Zurich no futuro.
Qual o balanço que faz das políticas de bem-estar?
A nossa jornada de saúde mental e bem-estar pretende proporcionar uma experiência positiva para quem está connosco. Exemplo disso é a nossa app LiveWell que dá ferramentas aos nossos colaboradores e clientes para a prática de exercício físico, meditação, gestão de stresse ou medição do sono. O balanço que faço é positivo, porque os nossos colaboradores identificam as nossas políticas como um fator que nos diferencia e que é parte integrante da nossa cultura de foco nas pessoas. E claro, o que fazemos ‘para dentro’ tem eco na nossa preocupação e no compromisso que assumimos com a sociedade