Portugal foi reconhecido como o destino número um no ranking dos países mais seguros para turistas da comunidade LGBTI+. O pódio é dividido com Canadá, Malta, Nova Zelândia e Espanha. No fim da lista, Arábia Saudita, Irão e Chechénia agregam pontos negativos, sendo os países menos convidativos para esta comunidade.
O Spartacus Gay Travel Index 2024 baseia-se em critérios como a situação jurídica, condições de vida em geral e dos membros da comunidade queer LGBTi+ de cada país.
Várias têm sido as organizações dedicadas à promoção da segurança de visitantes queer, tais como a Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal, que criou a campanha Proudly Portugal, desenhada para promover o país como um destino acolhedor e seguro para a comunidade LGBTI+.
Sob a liderança de Diogo Vieira da Silva, co-fundador e ex-Presidente da Variações Portugal, a agência fez avanços significativos no turismo LGBTI+. Ainda assim, o ex-Presidente, que é agora Press Officer na Embaixada de Israel em Portugal e Diversity, Equity & Inclusion Advocate, sublinha que há um longo caminho a percorrer.
A necessidade de criar equipas específicas no Turismo de Portugal e nas agências regionais de turismo para promover ativamente a segurança LGBTQIA+ é urgente. Além disso, identifica-se uma lacuna significativa na formação necessária para capacitar o mercado a acolher e atender adequadamente este segmento.
O reconhecimento no Spartacus Gay Travel Index 2024 é um marco importante para Portugal e para a comunidade LGBTI+ global. No entanto, é crucial que continuemos a trabalhar para não só manter este status, mas também para assegurar que cada visitante LGBTI+ se sinta bem-vindo e valorizado em Portugal. Isto passa pela implementação de formações específicas e pela criação de equipas dedicadas que possam promover eficazmente o turismo LGBTI+ em todas as regiões do país
Diogo Vieira da Silva, co-fundador e ex-Presidente da Variações, Portugal