Cerca de 65% dos consumidores portugueses consideram que a Pandemia aumentou a consciência sobre a sua saúde e a necessidade de ter uma alimentação mais saudável. A conclusão é do Barómetro FOOD 2021, estudo realizado no âmbito do Programa FOOD – Fighting Obesity through Offer and Demand, lançado em 2009 pelo Grupo Edenred com o apoio da União Europeia e que, em Portugal, tem a Direção-Geral de Saúde como entidade parceira.
Depois do interregno de um ano, devido à pandemia, o Barómetro FOOD, realizado em onze países europeus, baseou-se em 6257 respostas de utilizadores do cartão Euroticket Refeição, concluindo que os portugueses estão mais sensíveis às questões relacionadas com a alimentação e abertos a mudar as suas escolhas:
- 89% dos consumidores defenderam que os restaurantes deveriam disponibilizar uma oferta mais saudável. Nesse sentido, os principais elementos apontados foram: a indicação clara das “opções saudáveis” na ementa; mais produtos frescos; informação nutricional clara; mais saladas; e opções vegetarianas e/ou veganas;
- 53% dos restaurantes consideraram que os clientes iriam notar e apreciar a oferta de uma ementa com refeições mais saudáveis. Nesse sentido, 31% dos restaurantes que participaram no barómetro alteraram a sua ementa e têm hoje uma oferta de refeições diferente da que tinham antes do confinamento.
- É ainda de assinalar a crescente familiarização dos restaurantes com as refeições saudáveis, com grande parte a concordar que, em comparação com as outras, são igualmente saborosas, demoram o mesmo tempo a ser cozinhadas e têm igual grau de dificuldade. Já no que diz respeito a custos, 49% dos restaurantes consideraram que é mais dispendioso preparar refeições saudáveis.
O Barómetro FOOD revelou também que o desperdício alimentar é uma preocupação dos portugueses. Cerca de 97% dos consumidores indicaram que esta é uma questão importante ou muito importante para si, sendo que 75% afirmaram que a crise da Covid-19 aumentou a sua consciência sobre o desperdício alimentar e a necessidade de proteger o meio ambiente. Os restaurantes estão atentos ao problema e 60% já implementaram medidas para limitar o desperdício, bem como a pegada ambiental.
Filipa Martins, Diretora-Geral da Edenred Portugal, afirma: “Estamos verdadeiramente empenhados em contribuir de forma ativa para o bem-estar das pessoas, fazer uma diferença positiva nas suas vidas e acrescentar valor a toda a comunidade. A promoção de comportamentos alimentares saudáveis e sustentáveis sempre foi um dos nossos principais compromissos, na medida em que a adoção generalizada de uma alimentação equilibrada conduz a ganhos consideráveis no que respeita ao bem-estar social da população ativa. O contexto atual da pandemia apenas veio acelerar ainda mais esta tendência de valorização da saúde e benefícios a ela associados, tanto por consumidores como pelo mercado, no âmbito do trabalho presencial ou remoto.”