É já no próximo dia 29 de maio que vai ter lugar no Meo Arena (Sala Tejo) em Lisboa, o «AIVØLUT1ØN – The transformative power of Artificial Intelligence».
A conferência dirigida a líderes empresariais que querem entender e explorar o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas suas organizações, deixou na passada semana um sneak peak do que se pode esperar do evento.
Os serviços centrais da Knower, em Carnaxide, foram palco para este pré-evento onde houve lugar à dinamização de duas talks associadas ao tema da IA.
Foi também partilhado o processo criativo e de ideação que esteve por detrás do conceito e identidade gráfica da _AIVØLUT1ØN_, a primeira conferência em Portugal cocriada entre talento humano e artificial. Diana Carvalhido, Creative Director da Ivity Brand Corp, partilhou o processo enquanto responsável pela criação da marca.
No primeiro debate, o futuro e evolução da IA, esteve em foco com a participação de Rogério Carapuça, Presidente da APDC. Na sua opinião, a capacidade de processamento das máquinas irá continuar a surpreender-nos, pelo que estamos perante o maior avanço tecnológico no campo da produtividade na história da humanidade, de onde podem surgir novos modelos de negócio pelo efeito disruptivo.
Um dos exemplos são os conteúdos de audiobooks, que podem ser reproduzidos por voz artificial em detrimento dos custos logísticos tradicionais, para além de apontar o elevado consumo energético associado à implementação e treinos dos modelos de IA, como a “moeda de troca” que irá determinar os próximos desafios.
No mesmo painel, Diana Carvalhido, considera estes avanços, especificamente no trabalho criativo, como uma alavanca para escalar a produção de conteúdos, sobretudo satisfazer a sua diversidade, e com um grau de qualidade que vai sendo aperfeiçoado pelos algoritmos, alargando o leque de abrangência e capacidade de resposta a diferentes requisitos.
O segundo painel de debate foi dedicado ao impacto da IA na indústria dos media, que atravessa grandes desafios aos seus modelos tradicionais de negócio, onde Joana Cabral, Digital Lead da TVI Media Capital e Isabel Rodrigues, CDMO da Medialivre reforçaram uma linha de pensamento conjunta, nomeadamente a oportunidade que a IA vai proporcionar na valorização do papel do jornalista no plano ético.
Combater com maior eficácia o lado perverso da desinformação e dos conteúdos falsos, e ao mesmo tempo potenciar o planeamento e a produção criativa de conteúdos de forma otimizada face ao seu volume de criação e partilha, abrindo caminho para se explorar novos modelos de media direcionados com maior rigor e qualidade.
O vídeo do evento está disponível em https://youtu.be/GyEHdVyDYKg e os bilhetes da _AIVØLUT1ØN_ da MEO Blueticket em https://blueticket.meo.pt/Event/10571/
Mais detalhes disponíveis em https://aivolution.knower.pt/