Presidente da CIP reúne empresárias e gestoras

Por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher, o Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal realiza amanhã o encontro “À mesa com… a gestão no feminino”.

Será uma conversa com cerca de 15 mulheres de diferentes setores e funções com o objetivo de debater os desafios e, principalmente, as possíveis soluções para que rapidamente se atinja a paridade de género nas funções de gestão das empresas.

A igualdade de género no acesso a altos cargos de direção em organizações privadas constitui uma das prioridades da CIP para o novo triénio. Recentemente, a CIP lançou o Projeto Promova, um programa de formação executiva dirigido a mulheres, com uma componente de apoio personalizado ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, com o qual pretende fomentar a promoção de talentos femininos com potencial de liderança a funções de gestão de topo nas empresas. Ao fazer isso, as empresas, e a sociedade em geral, beneficiarão da diversidade de perspetivas na tomada de decisões estratégicas das empresas.

O Projeto Promova foi desenvolvido no âmbito de um Projeto Pré-Definido (PDP) do Programa “Conciliação e Igualdade de Género” gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e financiado pelos EEA Grants.

“A CIP há muito que defende a necessidade de encontrar novas abordagens para promover de forma mais eficaz a cultura da igualdade de género nas empresas. As empresas e os seus líderes estão cada vez mais cientes de que a diversidade gera inovação e criatividade, vantagens competitivas vitais ao seu crescimento”, afirma o Presidente da CIP, António Saraiva. E adianta: “Não o fazemos por ser politicamente correto ou por objetivos legalmente impostos, mas porque esta promoção gera vantagens competitivas, assumindo-se como uma contribuição decisiva para a concretização plena do potencial das organizações”.

Artigos Relacionados: