O Porto Pride 2024 está de volta à “Invicta” ao longo de três dias que prometem celebrar a diversidade e a comunidade LGBTI+, tendo como objetivo central dar palco à visibilidade Queer.
Foi lançada uma angariação de fundos para que o Arraial Porto Pride – um dos pontos altos do evento – conte com a participação de artistas Queer. A campanha solidária está a ser difundida através da plataforma GoFundMe, com o objetivo de angariar 5000€ para cobrir os custos logísticos e técnicos do evento e garantir visibilidade para a cultura Queer.
O evento, que decorrerá de 13 a 15 de setembro, conta com os seguintes destaques na programação:
13 de setembro, sexta-feira: 15h00 – 18h30: Porto Pride Summit na Porto Business School, com curadoria da It Gets Better Portugal. Este evento, de entrada gratuita, marca o início das celebrações com uma conferência dedicada aos Direitos Humanos; 19h30 – 21h00: Warm Up Party no Yotel, proporcionando um momento de convívio, também de entrada gratuita.
14 de setembro, sábado: 16h00 – 01h00: Arraial Porto Pride no Largo Amor de Perdição (Cordoaria). Este é o epicentro do evento, onde artistas Queer terão um palco de destaque. A entrada é gratuita.
15 de setembro, domingo: 11h00 – 14h00: Porto Pride Drag Brunch no Hard Rock Cafe, um evento que combina gastronomia e performances Queer.
Em 2024, Portugal tem celebrado 50 anos de democracia, e o Porto será ainda o palco do encontro anual da EPOA – European Pride Organisers Association, de 1 a 3 de novembro.
O Porto Pride 2024 contará com a presença de vários Prides internacionais e de figuras de destaque, incluindo Steve Taylor, Diretor da EPOA. Representantes da Câmara Municipal do Porto e do governo português também marcarão presença.
Não é aceitável que eventos Pride, que são essenciais para a promoção dos Direitos Humanos, sejam vistos como eventos de segunda categoria. É urgente que, tanto a nível local como nacional, os apoios sejam mais do que simbólicos; necessitamos de apoios robustos e financeiros. Não podemos continuar a contar apenas com o esforço de voluntários e parcerias privadas para manter vivo um evento desta importância.
Diogo Vieira da Silva, Coordenador Geral do Porto Pride
Conheça toda a programação e detalhes aqui.