Na conclusão da 2ªedição do Promova, o projeto que promove a igualdade de género no acesso a altos cargos de direção em organizações privadas, 41% das 30 mulheres participantes foram promovidas dentro das suas organizações.
O balanço foi feito com o reforço da necessidade de facilitar o acesso das mulheres às redes profissionais, tradicionalmente masculinas, e contribuir para uma mudança na cultura organizacional das empresas. O objetivo principal deste projeto é identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança, com o objetivo de fomentar a sua promoção a funções de gestão de topo das empresas, contribuindo para a diminuição do gap da igualdade de género.
O Programa, que teve a duração de um ano, incluiu várias abordagens metodológicas não apenas ao nível cognitivo, mas também nas crenças, atitudes e níveis comportamentais. Estudos de caso, aulas teóricas, exercícios de simulação, interpretação de papéis, debates, sessões de coaching e mentoria para além de atividades networking, estão entre as várias valências da formação.
Sandra Mateus (Microsoft), aluna desta edição, referiu: “O Promova foi importante, pois permitiu conhecer-me melhor, e com isso, perceber como aproveitar melhor as minhas capacidades, mas também como ultrapassar as minhas fragilidades.” Andreia Milheiro (Faurecia), também participante afirmou: “O promova deu-me conhecimento a vários níveis. Dotou-me, acima de tudo, da vontade de querer mais e da curiosidade de saber mais. E aguçou o meu o sentido de responsabilidade para promover temas relevantes, como os da diversidade e inclusão, no meu contexto organizacional, e para provar que a liderança não tem género.”
Para o arranque da 3ªedição, já foram selecionadas 35 mulheres, entre 47 candidatas, que irão desenvolver um plano individual com vista à realização de metas profissionais, incentivando a sua transição para funções de direção e administração.
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição. Mais informações aqui.