Da Qualificação à Inovação, são vários os concursos abertos do Portugal 2030 que podem ajudar as empresas a aumentar a capacidade produtiva; a digitalizar o modelo de negócio; a investir na inovação organizacional ou então apoiar na criação de novos produtos, processos ou serviços a partir de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D).
Um Plano de Avisos do Portugal 2030 é sempre útil para qualquer empresa preparar a sua candidatura. Até porque, antes da candidatura a qualquer um destes apoios financeiros, é fundamental conhecer as caraterísticas dos concursos e identificar qual o concurso que melhor serve os propósitos de investimento.
É importante identificar o concurso do PT 2030 que melhor se adequa ao futuro da empresa, por exemplo, verificar se a empresa está numa das regiões abrangidas e se o projeto está alinhado com os objetivos do concurso em causa.
Eis os principais concursos abertos do PT 2030:
SIID – I&D Empresarial — Operações Individuais ou em Copromoção
Este é um concurso dedicado aos projetos de investimento no domínio da I&D. O objetivo passa por fomentar atividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental conducentes à criação de novos produtos, processos ou serviços, ou introduzir melhorias significativas em produtos, processos e serviços existentes. A dotação é de mais de 100 milhões de euros (repartidos por 4 avisos) e os projetos de investimento devem alinhar-se com as prioridades regionais das RIS3.

SICE – Qualificação das PME
Dedicado à Qualificação das PME, este concurso tem uma dotação total de 18 milhões de euros para apoiar investimentos dedicados à qualificação e digitalização dos modelos de negócio. Para obterem este apoio financeiro, as empresas devem promover investimentos em pelo menos dois dos seguintes domínios de competitividade:
- a) Inovação organizacional, gestãoe logística(novos métodos de organização do trabalho, distribuição e logística);
- b) Digitalizaçãoe transformação digital, incluindo cibersegurança e proteção de dados, automação de processos, inteligência artificial (IA), CRM, entre outros;
- c) Criação de marcas e design;
- d) Criação ou reforço das capacidades laboratoriaispara desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços;
- e) Registo de patentes;
- f) Qualidade e certificação;
- g) Transferência de conhecimento e tecnologia;
- h) Sustentabilidade.

SICE – Inovação Produtiva
O Inovação Produtiva é um dos principais concursos do Portugal 2030, com uma dotação global de 500 milhões de euros para apoiar investimentos dedicados à criação de novo estabelecimento ou aumento da capacidade produtiva. Para uma candidatura bem-sucedida, as empresas devem apostar na produção de bens e serviços inovadores, transacionáveis e com potencial de exportação.

SICE – Internacionalização das PME
O SICE – Internacionalização das PME é o concurso que apoia a presença das empresas nos mercados internacionais e o aumento da sua taxa de exportações. O apoio financeiro concedido vai até 315 mil euros, englobando despesas como, por exemplo:
- a) Custos com participação em feiras/ exposições internacionais(incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand);
- b) Ações de prospeçãoe captação de novos clientes;
- c) Criação e registo de novas marcas;
- d) Consultoria para estratégias de canais digitais;
- e) Criação de loja onlinee adesão a marketplaces;
- f) Incorporação de princípios ESG(ambiente, social e governança);
- g) Contração de Recursos Humanos qualificadospara apoio à Internacionalização;
- h) Entre outras despesas.

