Qual o caminho da recuperação? Os três cenários possíveis (V-U-L)

Possam ou não as economias evitar a recessão, o caminho de volta ao crescimento antes da COVID-19 dependerá de vários fatores, desde o grau de exigência ao choque ou dano estrutural.

Por agora, é plausível esboçar três cenários, que a Harvard Business Review (HBR) no artigo “What Coronavirus Could Mean for the Global Economy”, conduzido pela BCG, descreve como V-U-L.

  • V: Este cenário descreve o clássico choque da economia real, um deslocamento do produto, embora o seu crescimento acabe por, eventualmente, recuperar. Neste cenário, as taxas de crescimento anuais podem absorver o choque na totalidade, o que pode parecer otimista face ao que enfrentamos, contudo a HBR entende que seja plausível.
  • U: Este cenário é o “irmão feio” do V – o choque persiste e, enquanto o caminho do crescimento inicial é retomado, existe perda permanente de produção. É plausível para a COVID-19? Absolutamente, mas queremos ver mais evidências dos danos atuais causados pelo vírus, por forma a tornar este, um caso de estudo.
  • L: Este cenário é a relação catastrófica entre V e U. Para que se materialize, é necessário que se acredite na capacidade da COVID-19 em fazer danos estruturais significantes, ou seja, quebrar algo do lado da oferta da economia – mercado de trabalho, formação de capital ou a produtividade. É difícil de imaginar, mesmo com suposições pessimistas. Em algum momento, estaremos do outro lado desta epidemia.

Mais uma vez, é importante olhar para a história para verificar, empiricamente, o potencial caminho de impacto da COVID-19. De facto, os cenários em V monopolizam o cenário empírico de crises anteriores, incluindo epidemias como a SARS, a gripe H3N2 de 1968 (“Hong Kong”), a gripe de H2N2 de 1958 (“asiática”) e a gripe espanhola de 1918.

No cenário em V apesar do clássico embate na economia, o crescimento eventualmente reaparece. No cenário em U há perdas permanentes. E no L há estragos estruturais com impactos reais no crescimento.

Artigos Relacionados: