• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      «Os sistemas democráticos mais velhos do mundo estão a sofrer alguma senilidade» (Paulo Rangel)

      Fuga de líderes seniores ameaça empresas europeias nos próximos anos

      Lisboa lidera nos salários, mas contenção nas empresas é nacional

      Coimbra lança plano de literacia e rastreio da diabetes na Guiné-Bissau

      A ascensão serena de Catherine Connolly, a nova voz da Irlanda

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Mariana Gomes: «A decisão certa nem sempre é a mais segura»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Trabalhar sendo quem somos: a comunidade LGBTQIA+ e os desafios no espaço profissional

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leadership Summit Next Gen
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Finanças

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      «Os sistemas democráticos mais velhos do mundo estão a sofrer alguma senilidade» (Paulo Rangel)

      Fuga de líderes seniores ameaça empresas europeias nos próximos anos

      Lisboa lidera nos salários, mas contenção nas empresas é nacional

      Coimbra lança plano de literacia e rastreio da diabetes na Guiné-Bissau

      A ascensão serena de Catherine Connolly, a nova voz da Irlanda

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Sem ideias para compras? Eis quatro sugestões para a estação

      Alfa Romeo Junior Elettrica Veloce: 280 cv de paixão 100% elétrica

      A tecnologia ‘dá-te asas’: como são as empresas de sucesso do futuro digital? 

      O Monge, o mentor e o futuro que ousamos desenhar 

      Mariana Gomes: «A decisão certa nem sempre é a mais segura»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «O que é real e foge à regra é hoje o que mais chama a atenção», destaca Ivo Gomes

      Na IA, «ética e transparência não são um gesto cosmético», defende Elsa Veloso

      A nova economia portuguesa quer deixar o mundo melhor do que o encontrou

      «A combinação de IA com software crítico constitui uma proposta de valor única», realça João Pedro Mortágua

      Neste contexto geopolítico, «vivemos uma verdadeira permacrise», afirma Marlene Gaspar

      Ver mais

  • Reportagens
  • Encontros
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      José Sócrates – Ascensão – João Miguel Tavares

      Arte, Identidade e Revolução – Augusto Santos Silva

      Arte Britânica – Ana Vasconcelos e Sarah MacDougall

      Face ao Obscurantismo Woke – Emmanuelle Hénin, Xavier-Laurent Salvador, Pierre Vermeren

      Estes são os livros tecnológicos para decidir o futuro

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Trabalhar sendo quem somos: a comunidade LGBTQIA+ e os desafios no espaço profissional

      Empresas recuam nas celebrações do Mês do Orgulho: será esta a nova tendência?

      Diversidade e inclusão para lá do arco-íris do calendário

      Os cartazes que nunca deviam ter saído da rua

      Mais de 20 empresas representaram iniciativa LGBTI portuguesa durante o EuroPride

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Entrevistas Leading People “Qualquer empresa sem alma não vai a lado nenhum”, Carlos Barbot, CEO do Grupo Barbot

Leading People

“Qualquer empresa sem alma não vai a lado nenhum”, Carlos Barbot, CEO do Grupo Barbot

Link copiado

Partilhe este conteúdo

26 Novembro, 2021 | 6 minutos de leitura

Em plena Pandemia, a Barbot comemorou o seu 100º aniversário, numa história que começou com uma pequena fábrica em Santo Ildefonso no Porto até se tornar num Grupo internacional. Hoje está presente em Espanha, Angola, Cabo Verde e Moçambique, e vende para mais de 25 países na Europa, África e América. A Barbot foi fundada em 1920 pelo Avô de Carlos Barbot, atual CEO, que em entrevista à Líder fala do caminho de uma empresa familiar com um propósito e visão de futuro, cujas conquistas são resultado do trabalho, esforço e dedicação de todos os seus profissionais.

 

Aos comandos da Barbot desde 1981, que balanço faz destes 40 anos de liderança?

Ao longo dos últimos 40 anos tive a sorte e o privilégio de trabalhar com excelentes profissionais e uma grande equipa, que contribuíram para que a Barbot chegasse onde está e tornar-se numa empresa sólida e de renome. Não há segredos para a minha liderança, pois resulta de um esforço e trabalho de equipa.

 

A Barbot tem sempre mantido uma estrutura familiar, sendo que os 100 anos da marca coincidem com uma futura transição de liderança para a quarta geração. Que visão trará esta nova geração à Barbot?

A Barbot é uma empresa familiar de gestão profissional. Ao longo dos anos fomos contando com excelentes profissionais, onde se incluem também elementos da família, onde o objetivo de todos é o mesmo: fazer a Barbot crescer. Nunca foi preponderante para a empresa a gestão familiar e felizmente temos tido a sorte de que pudesse passar de geração em geração. Agora, chegou a vez da quarta geração assumir os destinos da Barbot, que será um processo faseado. Penso que as empresas têm sempre a beneficiar com a entrada de “sangue novo”, que acrescentam ao negócio novas ideias, aliadas à expertise de quem já está na Barbot há vários anos. Tenho a certeza que esta simbiose contribuirá para o crescimento contínuo e sustentado do Grupo Barbot.

Fala-se de um lado emocional, e de uma alma, nas empresas familiares. Concorda? 

Qualquer empresa sem alma não vai a lado nenhum. Todos temos que ter um propósito, seja numa empresa familiar ou não. Não é por acaso que temos “Novas emoções” como nossa assinatura.

 

Quais são, na sua opinião, os traços fundamentais de uma liderança para gerir uma empresa familiar de forma global e dinâmica?

Ser um líder significa ser reconhecido como tal e não por imposição. Como disse anteriormente, o crescimento e sucesso da Barbot deve-se a todos os profissionais que trabalharam e trabalham na empresa todos os dias com motivação, profissionalismo e dedicação.

 

Em 100 anos de história quais foram os marcos decisivos?

Há vários marcos incontornáveis na História da Barbot. Primeiro, sem dúvida, o ano em que foi formada, pois caso contrário não haveria empresa. Destaco ainda os anos em que a minha Mãe liderou a Barbot com um esforço e dedicação que contribuiu em muito para o que a empresa é hoje. Depois, a equipa que se conseguiu formar e que a desenvolveu até aos dias de hoje.

 

O que distingue a Barbot da concorrência?

Somos líderes em “value for money”, a melhor opção que há no mercado no que diz respeito ao preço/qualidade e foi sempre o nosso principal propósito. A nossa política empresarial está 100% centrada na satisfação do cliente. Atualmente, somos os pioneiros em produtos sustentáveis no nosso setor em Portugal e é o nosso grande foco nos próximos anos. Isto só é possível graças ao investimento que fizemos ao longo dos anos no departamento de Desenvolvimento & Inovação, com o objeto de apresentar ao mercado soluções únicas e pioneiras.

 

A Barbot Nature é a vossa aposta em produtos sustentáveis. Que outras medidas estão a tomar, dentro e fora da empresa, no caminho para atingir as metas de sustentabilidade?

Enquanto empresa é nossa responsabilidade contribuir para a proteção do planeta, seja através de medidas internas, seja através de lançamento de produtos mais sustentáveis. Além da Barbot Nature, uma tinta bio-sustentável, já tínhamos lançado anteriormente a Dioplaste ECO, a primeira tinta sem biocidas (sem conservantes) a ser introduzida em Portugal. Neste momento, estamos a realizar um grande projeto de sanitização das instalações, desde a chegada da matéria-prima até à embalagem dos produtos. Com isso, conseguiremos no futuro usar cada vez menos bactericidas, biocidas e conservantes para termos soluções ainda mais “amigas” do ambiente.

 

A Barbot nasceu num momento em que a economia mundial ainda estava, gradualmente, a recuperar da Primeira Guerra Mundial. Cem anos depois vive-se num contexto global de Pandemia. Quais os impactos desta crise global?

Não houve impactos negativos, acabamos por gerir bem a Pandemia, mantendo a empresa a trabalhar, mas acautelando a segurança e bem-estar de todos os nossos colaboradores. Em ano de Pandemia registamos um crescimento, porque o mercado da construção não parou. Neste momento estou preocupado com o facto de Portugal sair da cauda da Europa e isso depende das empresas privadas e do que o Estado fizer com o dinheiro comunitário. Sou a favor que os subsídios devem ser dados às empresas pelos resultados alcançados e que deve ser concedido um crédito fiscal para ajudar o crescimento do tecido empresarial português, para que este se possa afirmar na Europa e não só.

 

Atualmente o Grupo Barbot está presente não só em Portugal, como também em Espanha, Moçambique e Angola. Quais as perspetivas para a marca no mercado global e quais os planos de expansão do negócio?

Nesta fase, o nosso principal foco é solidificar a presença ibérica, aumentando a nossa quota de mercado, quer no que diz respeito a tintas, quer nos produtos em pó, através da Diera (empresa que o Grupo Barbot adquiriu em 2019). Neste momento, além das unidades fabris nos países referidos, exportamos ainda para outros países da Europa, como Bélgica ou França, para o Norte e Sul de África e Costa Ocidental africana, mas também para a América do Sul. Claro que queremos continuar a apostar neste e em novos mercados, onde possamos fazer a diferença com as nossas soluções.

 

Quais as perspetivas para o futuro da Barbot?

Quanto ao futuro, queremos continuar a crescer de forma constante e sustentável nas áreas nas quais atuamos.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Opinião

Liderança pragmática: fazer o que precisa de ser feito

Ler artigo

Debates interrompidos

Ler artigo

A coragem de dizer ‘não sei’

Ler artigo

Confiança como novo capital: o que os líderes do setor financeiro têm de aprender com os consumidores

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Artigos Relacionados

Leading People

Set 26, 2025

Viver na mudança: coaching é o pilar, líderes são as peças-chave

Ler Entrevista

Leading People

Ago 06, 2025

«Queremos ser o palco onde diferentes culturas e competências se cruzam», realça Martim de Botton

Ler Entrevista

Leading People

Jul 30, 2025

«A ‘silly season’ é uma oportunidade para refletir e desenvolver novas competências» (Ana Correia)

Ler Entrevista
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+3k Seguidores

Lider

+268k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados.

Assinar a Líder Magazine Assinar