• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Lisbon Data & AI Forum acontece brevemente

      Empresários portugueses identificam complexidade e instabilidade como as principais lacunas do sistema fiscal

      É possível reduzir as emissões de carbono em 80% e tornar as TI mais sustentáveis. Saiba como

      Portugal acima da média europeia na falta de atendimento às necessidades de saúde

      A oferta de emprego está a diminuir: saiba porquê

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Acredito que tudo é uma questão de escolha», e outras lições de liderança de Garrett McNamara

      Falta um mês: Leadership Summit Portugal 2023 com Ciência, Filosofia e Humor

      Shopping de fim de semana: conheça as escolhas da Líder

      Os Futuristas: Nunca o ‘diz-me o que pensas’ foi tão real

      Sandra Fazenda Almeida: «É fundamental garantir que todos tenham igual acesso às tecnologias»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Um «nirvana de criatividade e visão ampla» e o caminho da inovação, segundo Eduardo Ferreira

      «As coisas podem correr muito mal» diz o filósofo Sebastian Sunday e acrescenta que as máquinas podem ser conscientes

      «Os líderes devem pensar menos como políticos e mais como cientistas abertos à descoberta», diz Armindo Monteiro

      «Há pessoas felizes que são infelizes no trabalho», e mais lições sobre a felicidade que definitivamente não é um destino

      «Se o líder não levar a sério as questões de segurança da informação, não espere que a organização o faça», diz Gameiro Marques

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Diário de um CEO

      Quando tudo é uma arma

      O Dom da Influência

      Salazar, Citações

      A Minha Ideia de Negócio Vai Funcionar?

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Lisboa e Porto recebem festival de cinema Queer

      Checklist para evitar o pinkwashing

      Porto Pride apresenta três dias de celebração

      Geração Z com quatro vezes maior proporção em se identificar com a comunidade LGBTQIA+

      Discurso de ódio anti-LGBTQIA+ aumentou 180% em Portugal

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Lisbon Data & AI Forum acontece brevemente

      Empresários portugueses identificam complexidade e instabilidade como as principais lacunas do sistema fiscal

      É possível reduzir as emissões de carbono em 80% e tornar as TI mais sustentáveis. Saiba como

      Portugal acima da média europeia na falta de atendimento às necessidades de saúde

      A oferta de emprego está a diminuir: saiba porquê

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Acredito que tudo é uma questão de escolha», e outras lições de liderança de Garrett McNamara

      Falta um mês: Leadership Summit Portugal 2023 com Ciência, Filosofia e Humor

      Shopping de fim de semana: conheça as escolhas da Líder

      Os Futuristas: Nunca o ‘diz-me o que pensas’ foi tão real

      Sandra Fazenda Almeida: «É fundamental garantir que todos tenham igual acesso às tecnologias»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Um «nirvana de criatividade e visão ampla» e o caminho da inovação, segundo Eduardo Ferreira

      «As coisas podem correr muito mal» diz o filósofo Sebastian Sunday e acrescenta que as máquinas podem ser conscientes

      «Os líderes devem pensar menos como políticos e mais como cientistas abertos à descoberta», diz Armindo Monteiro

      «Há pessoas felizes que são infelizes no trabalho», e mais lições sobre a felicidade que definitivamente não é um destino

      «Se o líder não levar a sério as questões de segurança da informação, não espere que a organização o faça», diz Gameiro Marques

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Diário de um CEO

      Quando tudo é uma arma

      O Dom da Influência

      Salazar, Citações

      A Minha Ideia de Negócio Vai Funcionar?

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Lisboa e Porto recebem festival de cinema Queer

      Checklist para evitar o pinkwashing

      Porto Pride apresenta três dias de celebração

      Geração Z com quatro vezes maior proporção em se identificar com a comunidade LGBTQIA+

      Discurso de ódio anti-LGBTQIA+ aumentou 180% em Portugal

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Artigos Quando as emoções falam, os consumidores escutam

Artigos

Quando as emoções falam, os consumidores escutam

Link copiado

Partilhe este conteúdo

26 Maio, 2023 | 3 minutos de leitura

Longe vão os tempos do hard-selling. A atualidade tem vindo a mostrar-nos que a comunicação das marcas passa, cada vez mais, por um apelo aos sentimentos e sensações, e muitas são as insígnias que têm vindo a apostar por esta estratégia.

Todos conhecemos, pelo menos, um anúncio de Natal que nos comoveu. Todos nós nos revemos naqueles anúncios sobre a Amizade, com que uma reconhecida marca de cerveja nos tem impactado. Sempre de forma criativa, mas sobretudo, muito inspiracional. Relembramos as histórias, revivemos as nossas emoções e reações; e mesmo que nenhum produto tenha estado diretamente presente nessas comunicações, conseguimos facilmente associar a marca e a sua oferta a um patamar de alta confiança, credibilidade e reputação.

As marcas cedo perceberam a necessidade de contar histórias. Contudo, o storytelling frívolo pertence ao passado. Os consumidores, expostos aos anúncios, procuram representação e emoção. A comunicação de marketing tem, por esta razão, de saber descer daquele patamar que lhes confere alteridade e superioridade perante o seu público-alvo, e humanizar-se.

Nas palavras de Brian P. Brown et al  (2012), a sensibilidade de marca define-se como “grau em que a informação da marca e/ou associações empresariais são ativamente consideradas nas deliberações de compra”. Embora se trate de um estudo focado no setor B2B, há aqui uma inegável transversalidade: o consumidor retém apenas uma ínfima fração da informação que lhe chega, e são as associações entre as marcas (sejam elas de produtos ou serviços) e os seus próprios sentimentos que podem fazer toda a diferença na tomada de decisão. A esta equação, os autores adicionam a importância e complexidade da compra (ibid.). Referem que as organizações, de forma a gerirem os riscos associados às aquisições complexas e importantes, tendem a estabelecer redes de comunicação informais com o objetivo de identificar e processar informações relevantes para a decisão de compra (ibid.).

Na iServices estamos cientes de que a compra de um computador ou telemóvel recondicionado representa uma compra importante para o consumidor, dada a preponderância destes aparelhos no dia-a-dia, mas também complexa, com a ampla oferta no mercado. Procuramos comunicar os nossos equipamentos em conformidade com um propósito maior: a sustentabilidade. No passado mês de março reinventámos os 3Rs: Reparar, Recondicionar e Reutilizar. Acreditamos que uma mensagem simples, que dá poder ao consumidor, acrescenta valor à nossa oferta e preenche o consumidor de confiança na hora de escolher. E não se trata apenas de contar a história da importância de preservar o ambiente, mas mostrar empiricamente como outros consumidores, no passado, contribuíram para o mesmo propósito. Em 2022, reparámos 144 376 equipamentos, poupando mais de 25 toneladas de lixo eletrónico e 10 mil toneladas de CO2.

Mais do que criar um bom storytelling ao consumidor, há que involucrá-lo na narrativa e fazê-lo sentir que é parte integrante da História.

 

 

Referência bibliográfica:

Brown, Brian P. et al. “What factors influence buying center brand sensitivity?”. Industrial Marketing Management 41 (2012) 508–520

Vânia Guerreiro,
Diretora de Marca e Comunicação iServices

ver mais artigos deste autor

João Patrício,
SEO Manager na iServices

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Leading Opinion

Ativistas

Ler artigo

O teletrabalho e a questão (relevante) da sua compensação

Ler artigo

Mais ação e ambição para o clima

Ler artigo

Crypto e Um Café: NFTs em 3 minutos

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+72k Seguidores

Artigos Relacionados

Leadership

Set 29, 2023

«Acredito que tudo é uma questão de escolha», e outras lições de liderança de Garrett McNamara

Ler Artigo

Leadership

Set 26, 2023

Falta um mês: Leadership Summit Portugal 2023 com Ciência, Filosofia e Humor

Ler Artigo

Leading Life

Set 08, 2023

Shopping de fim de semana: conheça as escolhas da Líder

Ler Artigo
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+72k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency