Atualmente, as empresas precisam de trabalhar mais para atrair talento e reter colaboradores, garantindo uma experiência positiva no local de trabalho. De acordo com um estudo realizado em 2019 pela Forrester Consulting em nome da SAP Concur, os custos associados a uma experiência menos positiva dos colaboradores somam-se, diminuindo a produtividade em 38% e aumentando a rotatividade dos colaboradores em 36%. Para muitas empresas – especialmente as que gerem equipas mais reduzidas – estes custos podem ser especialmente prejudiciais, uma vez que os valores de investimento acabam por ser desviados face às prioridades empresariais tais como, crescimento das receitas e a expansão da marca.
No meio do competitivo mercado de talentos, os consumidores estão a adotar rapidamente aplicações baseadas na cloud para todos os aspetos do trabalho e da vida, para que possam tirar partido das experiências simples e personalizadas que proporcionam. Esta mudança confere às empresas uma oportunidade de alavancar a tecnologia para melhorar a sua vantagem competitiva na atração de colaboradores.
Ao disponibilizar ferramentas fáceis de utilizar que simplificam as funções diárias do trabalho, as empresas podem atrair e reter cada vez mais os colaboradores. Se selecionada corretamente, a tecnologia não só melhora as operações empresariais, como também pode criar ambientes de trabalho positivos que incentivam à retenção dos colaboradores.
Então, que tipos de tecnologia e características devem as empresas procurar? Aqui estão algumas dicas para ajudar as empresas a escolher soluções que possam ajudar a manter os colaboradores por mais tempo nas suas estruturas:
- Automatizar os processos básicos. Tarefas tediosas e repetitivas, tais como a introdução manual de dados, podem comprometer gravemente a produtividade dos colaboradores. De acordo com Forrester, a concentração em ferramentas que os colaboradores utilizam regularmente, como viagens, despesas, e software de gestão de faturas, é fundamental para permitir boas experiências aos colaboradores. De facto, 35% dos colaboradores declaram ter gasto demasiado tempo a apresentar documentos de viagem, despesas (T&E) e comprovativos de pagamento (AP), a obter aprovações e a fornecer documentação. As iniciativas centradas nas ferramentas de automatização de T&E e AP, que são de uso gratuito para os colaboradores, podem ter um impacto positivo na experiência destes.
- Go mobile. À medida que mais colaboradores trabalham fora do ambiente tradicional do escritório, as tecnologias móveis ajudam-nos a executar tarefas à distância ou on-the-go. As empresas devem escolher soluções mobile-friendly que completem uma série de tarefas empresariais independentemente do local onde se encontram. Isto evita que os colaboradores possam vir a ficar sobrecarregados e permite um maior nível de eficiência e organização.
- Otimizar as plataformas que os colaboradores já utilizam. Os colaboradores passam grande parte do seu dia de trabalho em aplicações de colaboração e e-mail, pelo que as empresas devem procurar complementos que lhes permitam fazer mais nestes ambientes. Por exemplo, a Slack integra-se com ferramentas empresariais comuns para que os colaboradores possam partilhar ficheiros, agendar reuniões ou mesmo reservar viagens – tudo dentro desta plataforma.
- Não subestime a facilidade de utilização. Os colaboradores esperam com frequência que a tecnologia do local de trabalho proporcione as mesmas experiências que as aplicações pessoais que utilizam, por isso procuram inspiração nas ferramentas de consumo, ou melhor ainda na sua “versão empresarial”. A implementação de soluções semelhantes às que os colaboradores já utilizam não só aumenta a satisfação dos mesmos, como também incentiva uma maior adesão desde o início.
Ao aproveitar estas dicas e truques, as empresas podem criar ambientes de trabalho positivos que promovem a produtividade e forças de trabalho talentosas que se posicionem para o sucesso a longo prazo.