A Multipessoal acaba de celebrar 30 anos com a assinatura «O suporte que liga as pessoas ao emprego”. É hoje uma marca madura que soube reinventar-se e crescer num mercado dinâmico, identificar e antecipar tendências, criar estratégias e serviços para dar respostas certeiras.
Mais próxima, mais digital e mais ágil do que nunca, mede permanentemente o pulso à atividade dos clientes mantendo-se na dianteira do setor. «Disponibiliza mais do que oportunidades de emprego, o suporte necessário em todo o processo, garantindo profissionais adaptados às necessidades dos clientes», sublinha André Ribeiro Pires, Chief Operating Officer na Multipessoal.
Em entrevista à Líder fala do presente e futuro de uma empresa que surgiu em 1993, numa altura em que o emprego se procurava nas páginas de classificados dos jornais.
A Multipessoal surgiu em 1993, e atua no mercado nacional nas áreas de Trabalho Temporário, Outsourcing, Recrutamento e Seleção, Consultoria Digital e Recruitment Marketing. Qual é o posicionamento atual de negócio?
Com 30 anos de experiência no setor, a Multipessoal é hoje uma empresa que transforma os tradicionais recursos humanos em soluções de pessoas para pessoas. Este é o resultado da experiência em todos os setores da economia portuguesa, por todo o País.
Desde 1993, temos apostado na inovação e na transformação para continuarmos a crescer e nos adaptarmos todos os dias às necessidades de quem nos procura. Foi assim com a audácia que marcou os nossos primeiros anos de vida, onde procurámos diversificar a nossa atividade, e com a resiliência que nos permitiu solidificar as nossas atividades e reinventarmo-nos.
Hoje a nossa visão é um reflexo disso mesmo: queremos ser a primeira escolha no mundo do Trabalho, disponibilizando, mais do que oportunidades de emprego, o suporte necessário em todo o processo e garantindo profissionais adapta dos às necessidades dos nossos clientes. Acreditamos que todos os trabalhos são importantes e procuramos estabelecer uma relação única com Colaboradores, Clientes, Candidatos e Parceiros.
De que forma foi assinalado o 30.º aniversário?
Assinalámos com um dia de celebração para todos os Colaboradores e com ações que demonstram a nossa missão. Num momento tão importante para a vida dos portugueses, anunciámos um novo benefício, o acesso à Paynest, uma plataforma digital que permite usufruir de maior flexibilidade no pagamento de salário, procurando evitar o recurso ao crédito quando as situações inesperadas surgem no caminho dos nossos Colaboradores.
Qual é a mensagem principal da campanha de aniversário?
Para assinalar o 30.º aniversário, desenvolvemos um novo logótipo comemorativo e uma campanha com a Until Creative Agency, que pretende mostrar que, aos 30 anos, mantemos o foco em prestar um serviço cada vez mais próximo e de qualidade a todos os que nos procuram. O logótipo é acompanhado pela assinatura «O suporte que liga as pessoas ao emprego» e está já a ser usado em vários suportes internos e externos.
A Multipessoal que existe hoje é muito diferente daquela que se instalou em Portugal há 30 anos?
Ao longo destes 30 anos, soubemos mudar e crescer com o mercado, identificar e antecipar tendências e criar estratégias e serviços para lhes dar respostas adequadas e atempadas. Hoje, contratamos os filhos dos candidatos que procurávamos em 1993 e para o fazer estamos mais digitais do que nunca. Implementámos a primeira solução de emprego 100% digital em Portugal – o Clan – e continuamos com os olhos postos no futuro e apostados em colocar a inovação na base de tudo o que fazemos.
De que forma tem evoluído o mercado de Recursos Humanos?
Está em constante mudança, mas podemos dizer que, neste momento, está extremamente dinâmico. Nos últimos anos, em particular, observámos diversas mudanças, desde a forma como se realizam os processos de recrutamento e integração, com base no recurso a ferramentas digitais, ao tipo de expectativas e prioridades que os profissionais têm face à sua situação laboral. Atualmente, a balança pende para o lado da procura de talento e as empresas veem-se forçadas a repensar estratégias e abordagens, e a rever compensações e benefícios. A globalização trazida pela desmaterialização do local de trabalho e potenciada pela pandemia, trouxe um novo dinamismo e uma maior competitividade ao mercado, que acredito que continue a manifestar-se por bastante tempo.
Que trunfos distinguem a Multipessoal neste mercado tão desafiante e “sobrelotado”?
A Multipessoal tem feito um grande investimento para dar continuamente resposta às necessidades e alterações que vão surgindo no mercado, apresentando soluções inovadoras, como o Clan, e explorando novas áreas de negócio, como o Recruitment Marketing e a Consultoria Digital, por exemplo. Isto permite-nos manter uma posição na dianteira do setor. Hoje somos uma referência em inovação, reconhecidos internamente pelos nossos Colaboradores e pelo mercado através dos diversos prémios que garantimos nos últimos anos.
Acreditamos que é fundamental estarmos atentos e termos capacidade de auscultar a realidade, com todas as suas nuances e transformações, mantendo sempre o foco naquilo que é, sem dúvida, o mais importante: as pessoas. Trabalhamos sempre com base na inovação, com uma visão de futuro e com a vontade inequívoca de fazer sempre mais e melhor, e isso dá-nos a motivação e a capacidade para nos distinguirmos e afirmarmos neste mercado tão dinâmico.
E o que pode ser revelado sobre o futuro da marca?
A curto-prazo, para 2024, temos como objetivo potenciar a solução Clan para chegar mais próximo dos nossos Clientes atuais e a novos mercados, com as soluções digitais de Trabalho Temporário e Consultoria Digital. Ao mesmo tempo vamos investir em novas soluções de maior presença local, junto dos nossos Clientes e comprometidos com os objetivos de negócio das empresas portuguesas. Vamos medir o pulso à atividade dos nossos Clientes. De um modo geral, queremos continuar a tirar partido da tecnologia e da digitalização para nos adaptarmos, sermos mais ágeis e estarmos cada vez mais disponíveis, quando e onde somos precisos, deixando sempre para os humanos o trabalho mais importante: a relação de pessoas com pessoas.
Esta entrevista foi publicado na edição de inverno da revista Líder, que tem como tema The Touch of the Future. Subscreva a Líder aqui.