A edição n.º 1 da Líder Cabo Verde dedica-se ao tema Nova Liderança Digital. E está já disponível em formato digital e em alguns locais em Cabo Verde.
José Maria Neves, Presidente de Cabo Verde desde 2021, na entrevista de abertura não tem dúvidas sobre a capacidade dos cabo-verdianos para transformarem um país arquipelágico numa potência. As características adversas do país têm sido ao mesmo tempo o grande desafio para as lideranças e para a população, obrigando todos a verdadeiros milagres. Um país montanhoso, onde quase não chove, dividido em 10 ilhas espalhadas pelo oceano Atlântico, pode agora beneficiar de fatores excelentes para se afirmar no mundo. A sua posição geoestratégia que fomenta pontes para o continente americano, europeu e africano é absolutamente determinante, o investimento na digitalização da economia e dos serviços públicos pode acelerar exponencialmente o processo de crescimento e, finalmente, o mais importante, as pessoas, os cabo-verdianos e a sua força e talento serão a cereja no topo do bolo para que nenhuma oportunidade seja desperdiçada. “Os líderes estão todos em Cabo Verde e na Diáspora”, segundo nos refere José Maria Neves. O apelo é agora para eles.
De acordo com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, em mais uma grande entrevista da Líder especial Cabo Verde, o país está a crescer economicamente pelo forte impacto do turismo, mas a aposta é também noutros setores da economia, como por exemplo: a economia digita – que se pretende que venha a atingir 25% do PIB – as pescas e a educação. O empreendedorismo, inovação, e igualdade de género são também objetivos estratégicos desta governação. Afirmar Cabo Verde no mundo, reduzindo a pobreza absoluta e erradicando a pobreza extrema, para consolidar e afirmar uma verdadeira democracia o mais imune possível aos populismos, nacionalismos e extremismos é “um imperativo da dignidade da pessoa e da liberdade”. Por isso, fica a mensagem do Primeiro-Ministro para todas as lideranças do país: “é necessária disponibilidade de tempo, energia, capacidade de trabalho e de motivação dos colaboradores. Coloquem essas qualidades pessoais ao serviço de um projeto, de uma ambição, de um propósito, seja a nível político, empresarial, institucional, social ou cultural”. Uma entrevista a não perder.
O tema de capa trata da Nova Liderança Digital composto por três dossiers: Desmaterializar, Assegurar e Humanizar. Chegámos aqui, a uma nova realidade, uma nova linguagem, um novo mundo tecnológico e digital que determina um pensamento altamente complexo e integrativo. No dossier Desmaterializar, contamos com a sabedoria de Arlindo Oliveira, Professor do Instituto Superior Técnico e Presidente do INESC, que nos traz ao detalhe este “Admirável Mundo Novo Digital”. Resultado de uma interação entre um número grande de tecnologias, como a “Internet of Things” (IoT), a biotecnologia, a (super)computação, a inteligência artificial. E com uma reflexão de Pedro Matias, Presidente do ISQ, sobre uma revolução cultural que se avizinha no seu texto “Liderar no Contexto da 5.ª Revolução Industrial”.
No dossier Assegurar, o texto “África tem de agir agora para enfrentar os ciberataques” incluí o Índice Global de Cibersegurança (2021), do World Economic Forum, que analisa 54 países africanos e ainda o Relatório de Avaliação de Ciberameaças em África, da Interpol, com as ameaças mais proeminentes neste continente. Também neste dossier, o Centro Nacional de Cibersegurança em Portugal (CNCS), partilha um “Guia para Campanha de Sensibilização em 5 passos”. E a ENISA (European Union Agency for Cybersecurity) ajuda a identificar o que pode ser feito quando se é vítima de um esquema fraudulento.
A encerrar o tema de capa, o dossier Humanizar vai pôr todos a pensar sobre “A Importância da Igualdade de Género no Mundo Digital”, um texto de António Ferrari, Assessor de Comunicação para Portugal no Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), redigido em colaboração com a ONU Mulheres.
Na rubrica Leading Opinion, Henrique Monteiro, jornalista e escritor, escreve “Nhos Terra, Nha Cretcheu”. E Arménio Rego, LEAD.Lab, Católica Porto Business School, aprofunda o tema de capa com “A Terceira Palavra de Transformação Digital”.
De Cabo Verde para o mundo, damos a conhecer o trabalho da agência The Office sediada na Cidade da Praia. Pelas vozes dos seus fundadores Cláudia Nunes Pereira e Ricardo Henriques Tomás.
E, a fechar, a arte como expressão de Liderança e Transformação. Edson Garcia, Hélder Cardoso, Sidney Cerqueira, Simone Spencer e Tutu Sousa são os cinco artistas cabo-verdianos que numa ação colaborativa contribuem para o projeto artístico Leadership & Art Cabo Verde, no âmbito da 1.ª edição da Leadership Summit Cabo Verde, através das suas obras, perspetivas e sonhos para África e o mundo.
Líder é a revista da Tema Central, com quatro edições por ano, de ensaios, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança. Este ano, edita, também, pela primeira vez uma edição em Cabo Verde.
Subscreva AQUI a revista Líder.
Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn.