A edição n.º 2 da Líder Cabo Verde dedica-se ao tema Liderança Atlântica e tem por base cinco eixos de trabalho: a Sustentabilidade Energética, a Digital, a Ambiental, a Turística e a Educação e Formação de Lideranças. E está já disponível em formato digital.
A abertura ficou a cargo de Miguel Lino Ferreira (Economista, Docente e doutorando na University of Cape Town – Graduate School of Business), com a brilhante análise “Cabo Verde como Farol de Progresso”.
A sabedoria de António Correia e Silva (Professor da Universidade de Cabo Verde e Diretor do Pólo da Cátedra UNESCO de História e Património) põe-nos a refletir sobre “A Utopia da Governança Insular”, esmiuçando as ilhas entre a grandeza do passado e a pequenez do presente.
Bruno Castro, Fundador & CEO da VisionWare, e Luís Eduardo Nobre Leite, Administrador e Executive Board Member da Garantia Cabo Verde, membros do Conselho Estratégico da Líder para Cabo Verde empreendem num exercício de escrita elencando algumas ideias para materializar a Liderança Atlântica.
No eixo da Energia partilhamos como Cabo Verde está a tornar-se um território arquipelágico energeticamente autónomo e capaz, e um dos países líderes no panorama Atlântico. E lançámos algumas perguntas a Alexandre Monteiro, Ministro da Indústria, Comércio e Energia, o líder que assina o compromisso assumido até 2030 de ultrapassar 50% da eletricidade produzida por fontes renováveis e de chegar até aos 100% da produção em 2040. Partilhamos ainda o case Electra, a empresa pública de Eletricidade e Água, com sede na ilha de São Vicente, que opera nos setores de Produção, Transporte, Distribuição e Comercialização de Eletricidade e Água dessalinizada. E, encerramos, com a rubrica Vozes jovens com duas ideias para melhorar o futuro neste campo: Eletrosol e HidroEnergy.
No eixo Digital percebemos como Cabo Verde está a fazer esforços para se tornar um hub de tecnologia do Atlântico e porta de entrada para o continente do futuro, África. Em Cabo Verde, a taxa de penetração da Internet ultrapassa os 80%, o dobro da média africana e 20% acima da média mundial. O 4G cobre mais de 80% da população, e o 5G está prestes a chegar. Olavo Correia, Vice-Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, explica todo o trabalho em mãos. O case Gestão Sustentável dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), uma iniciativa de cooperação e assistência técnica promovida pela Embaixada de França em Cabo Verde, em parceria com a Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), comprova os passos significativos que Cabo Verde está a dar neste campo. E, encerramos, com Vozes jovens com duas ideias para melhorar o futuro no Digital: Women in Tech e ValeCV.
No eixo Ambiental partilhamos como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável oferecem uma oportunidade para Cabo Verde adotar um caminho transformador que leva ao desenvolvimento sustentável. E a BTOC Consulting Cabo Verde e Guiné-Bissau, explica como o desenvolvimento sustentável é crucial, especialmente para países como Cabo Verde, que enfrenta desafios específicos devido à sua condição de Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento. E, por fim, a Voz jovem desta feita com uma ideia para melhorar o futuro ambiental: Projeto Cidade Verde – Plante uma Árvore.
No eixo Turístico, Cabo Verde está na vanguarda do Turismo em África, sendo um dos países mais desenvolvidos e com mais infraestruturas turísticas. É um destino cada vez mais procurado por turistas de todo o Mundo, que encontram ilhas cada vez mais prontas para os receber. Damos a conhecer o case Dakosta Eco Retreat, que estabelece um novo padrão para o Ecoturismo. Localizado na ilha de Bubaque, dentro do arquipélago dos Bijagós, na Guiné, e é uma reserva da Biosfera candidata a Património Mundial da Humanidade. A fechar, Vozes jovens com duas ideias para melhorar o futuro do Turismo: Dam Mon e Discover Santiago Island.
A encerrar o tema de capa: a Educação, um eixo com impacto na cidadania ativa e coesão social. A taxa de alfabetização tem colocado Cabo Verde no patamar comparável com os mais desenvolvidos do Mundo. O Governo tem vindo a priorizar o setor, alocando recursos orçamentais que se traduzem em realização de despesa pública em linha com as melhores práticas da OCDE. Damos a conhecer o case Escola de Negócios e Governação (ENG), enquanto Unidade Orgânica da Universidade de Cabo Verde. A fechar, Vozes jovens com duas ideias para melhorar o futuro da Educação: Geração B-Bright e a ONG Raboita.
Na rubrica Leading Opinion, Sandra Freire (Professora na Universidade de Cabo Verde, Doutorada em Química e Investigadora em Ciências Ambientais/Qualidade do Ar), escreve “Um Apelo à Ação pela Justiça Ambiental”.
E, a fechar, Leading Books e Leading Artists made in Cabo Verde.
Líder é a revista da Tema Central, com quatro edições por ano, de ensaios, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança. Este ano, edita, também, pela segunda vez uma edição em Cabo Verde.
Subscreva AQUI a revista Líder.
Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn.