Revista Líder N.º 12 – dezembro/2020


A mais recente edição da revista Líder dedica-se ao tema New Leaders, New Workers, New Life.

Uma reflexão sobre um 2020 inesperado, marcado por uma pandemia global, por economias mundiais em queda livre, desemprego crescente e alguns movimentos como o “blacklivesmatter” (despoletado pelo assassinato de George Floyd). Num mundo em que se procura sarar as feridas involuntárias que a COVID-19 inflige e encontrar novos reequilíbrios, esperam-nos gigantes desafios e oportunidades nesta admirável vida nova. Afinal, que lideranças estão a emergir nestes tempos? Que líderes vão sobressair? Que novos papéis devem desempenhar os trabalhadores? Que competências devem chamar a si? Queremos empresas mais humanas, colaboradores mais saudáveis e sociedades mais felizes. Ainda vamos a tempo de construir um mundo mais equilibrado? Que nova vida nos aguarda?

Na entrevista de abertura, trazemos a lente do humor. Ricardo Araújo Pereira deixa claro que a solidão forçada ou voluntária do humorista lhe dá aquela capacidade de observar as relações sociais a partir do lado de fora, e é também com esse mesmo olhar que olha para si.

O Professor João César das Neves e o Padre Vítor Melícias colocam-nos perante a vida e a religião de uma forma que tem tanto de pragmático como de enigmático. Aqui, Deus e o Mercado é o livro que inspira esta conversa.

A grande entrevista a José María del Corral, Presidente da Fundação Scholas, criada pelo Papa Francisco, e seu amigo pessoal. Ser fiel em vez de obedecer, escutar, servir e transformar o mundo numa sala de aula, são algumas das muitas ideias inspiradoras que o amigo genial do Papa Francisco deixou à Líder. Uma Fundação que hoje está em muitos países do mundo e também em Portugal. Tem sede em Cascais e já tem histórias para contar que nos fazem acreditar num mundo melhor.

Papa Francisco terá razão? O representante máximo da Igreja tomou uma decisão histórica que aponta para um novo modelo de liderança e que nos obriga a pensar sobre o tema. Aceitar as uniões homossexuais é um ponto de viragem que vai marcar a forma como todos vamos olhar para a Igreja. É uma mensagem para a humanidade.

A pandemia tem invadido os nossos dias e pensamentos, mas também nos tem desafiado para sermos melhores líderes, quase que este tema passa em branco, mas não podemos ignorá-lo, devemos falar sobre ele, dar-lhe a luz que merece. Fomos ouvir algumas vozes.

Ainda sobre o tema de capa, o ensaio de Stewart Clegg, Professor da Nova Business School, aprofunda a liderança e as organizações num mundo pós-COVID-19. Adriano Freire, Presidente do STRAT&EGOS Institute, debruça-se sobre a liderança digital. Arménio Rego deixa-nos a sua visão sobre o tema de capa na ótica da “Compaixão e Crueldade”.

Quão frágil permanece a democracia portuguesa? No livro Democracia em Portugal – como evitar o seu declínio (editora Almedina), bem como na vida, Paulo Trigo Pereira tenta não ser pessimista nem idealista. Estas páginas são um roteiro para o nosso país escapar de crises políticas futuras.

A “Liderança com Compaixão: O caso académico de Jacinda Ardern, Primeira-Ministra da Nova Zelândia”, é-nos trazido por Ace Simpson, Professor em Comportamento Organizacional e HRM na London Brunel University.

“Nas estrelas está escrito que lutarei sempre pela minha terra, pelo meu País, não por lugares, mas para fazer a diferença.” Quem o diz é Miguel Pinto Luz, vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais e um defensor de uma Europa mais atenta às questões sociais e não somente aos interesses económicos e financeiros, considerando que precisamos de aproveitar corretamente cada euro que nos chegar para enfrentar esta crise. Com um Orçamento do Estado para 2021 onde se percebe uma propensão para agradar a forças políticas e onde se esquecem as empresas, o autarca considera ser um orçamento curto para aquilo que é preciso fazer pelo País.

Nesta edição fique a saber tudo o que se passou na cerimónia de divulgação dos resultados dos estudos Best Public Leaders® e Best Team Leaders® no passado dia 27 de novembro, transmitido na Líder TV (MEO-165) e em streaming no site da Líder.

No dossier Leading People o foco recai para o tema “New Workers”. Em entrevista, Miguel Checa (CEO da Goldenergy), está determinado em «fornecer energia renovável, ao preço justo, sem letras pequenas nos contratos, com transparência e com um serviço rápido e de proximidade, baseado em todas as ferramentas digitais e omnicanal disponíveis». Numa altura que importa perceber como vão ser os (super) profissionais do futuro, Grupo Nabeiro-Delta Cafés, Universidade Europeia, Tabaqueira, Super Bock Group, McDonald’s Portugal e Galp desenham alguns perfis. Miguel Vicente, CEO da Made2Web Digital Agency, deixa-nos a sua visão “O Mundo está a Mudar”.

E no especial Recrutamento de Topo e a Influência das Redes Sociais damos a conhecer as opiniões da EMA Partners e Multipessoal.

O dossier Leading Brands trata o tema “New Life for Brands”. Estamos a viver uma nova vida para as marcas? L’Oréal Portugal, Páginas Amarelas, Procter & Gamble, Huawei Portugal, Grupo Ageas Portugal e Siva deixam respostas. Fleura Bardhi (City University London) traz-nos o conceito “A Hora do Consumo Líquido”. Em entrevista, Washington Olivetto, um dos publicitários mais premiados de todos os tempos, fala das suas autobiografias e percurso enquanto CEO e criativo de grandes contas.

Finalmente, a secção Leading Tech sobreNew Tech Solutions for Leaders”, inclui observações da Capgemini, Abaco Consulting, Câmara Municipal de Cascais, SAP Portugal, MTW e IDC Portugal. Vanda Jesus (Portugal Digital) observa “Uma Realidade em Mudança Permanente”. Pedro Ribeiro (Bosch) traz o tema da “Inteligência Artificial ao Serviço da Inclusão Digital”. Fernando Rodrigues (Axians Portugal) revela um “Admirável Mundo Digital”. E Vânia Guerreiro (iServices) escreve sobre “O Pulsar da Tecnologia”.

Espaço ainda para a entrevista a Catarina Oliveira, Coordenadora do Centro Nacional Europass, sobre o passaporte para o mercado de trabalho europeu.

A Leading Opinion desta edição é assinada por Sofia Calheiros: “Check-in Emocional: Um add-on da Liderança”.

Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de ensaios, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.

Subscreva AQUI a revista Líder.

Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de FacebookInstagram e LinkedIn.

Artigos Relacionados: