Revista Líder N.º 13 – primavera/2021


A mais recente edição da revista Líder dedica-se ao tema Sustainable Leadership: The Grand Challenge.

Quando falamos em crise planetária, a maioria de nós sente-se impotente. Sabemos que as alterações climáticas estão relacionadas com poluição, carbono, temperatura e subida dos oceanos, florestas tropicais, mas quantos de nós saberão do que estamos verdadeiramente a falar?! Como podem os líderes ajudar a sacudir as consciências coletivas e predispor-nos a fazer alguns sacrifícios no presente a fim de evitar cataclismos naturais no futuro? Como podemos salvar o Planeta? Este é um dos maiores dilemas da atualidade.

Conscientes do quão vital é o envolvimento de todos, queremos olhar e dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal e no Mundo nestas matérias. Vamos criar uma corrente de inspiração para líderes e ajudar a inverter a rota do desastre ambiental e salvar a humanidade.

Na entrevista de abertura, trazemos a lente da Ciência. Ziya Thong desvenda-nos com o rigor de uma escrita jornalística e de divulgação científica, os ângulos mortos biológicos, sociais e civilizacionais, que tanto nos impedem de ver ultravioleta e infravermelhos, como também de ver o que está mesmo à nossa frente. É urgente tornar as coisas claras e visíveis para que nos possamos salvar. Aqui, Tudo o que Não Vemos é o livro que inspira esta conversa.

O ensaio de Elizabeth Kolbert coloca-nos perante três cenários para o futuro das alterações climáticas. A jornalista especializada em clima com um Pulitzer pela sua investigação sobre como a humanidade devastou o mundo natural explica-nos de forma desconcertante como o futuro já foi escrito.

David Farrier, professor de Literatura, planta em nós a necessidade de aprender a pensar de forma diferente sobre as histórias. “Imagine que podia escrever uma história que durava cerca de 40 mil anos” é o tema do ensaio, que nos faz pensar nos desafios das alterações linguísticas, ou na forma como se transmite uma sensação de perigo durante 10 mil anos.

Este tema inclui uma série de reflexões esclarecedoras e multidisciplinares que ajudam a pensar a Sustentabilidade Ambiental na perspetiva da Política (Michael Baum), da Economia e Gestão (Pedro Norton de Matos), da Biodiversidade (Maria Amélia Martins-Loução) e uma visão sobre Plasticus Maritimus (Ana Pêgo).


Arménio Rego
 deixa-nos o seu olhar sobre o tema de capa com a ótica “Verdes são as promessas”. E num momento em que muitas certezas desabam, Henrique Monteiro traz-nos “Ainda é possível ter dúvidas?”.

Nesta edição fique a saber tudo o que se passa em matéria de Sustentabilidade nas empresas Sonae, The Navigator Company, EDP, CTT, Galp, Jerónimo Martins, Tabaqueira, ISQ e Farfetch.

No dossier Leading People o foco recai para o tema “Escritórios do Futuro: Sustentáveis e Humanos”. Em entrevista, Carla Oliveira (Diretora de Recursos Humanos da Enercon),

está a ampliar o seu cluster eólico em Viana do Castelo e a passos de abrir mais uma unidade a Norte. Gigantes desafios e bons ventos que solidificam a posição de Portugal no mapa mundo da energia eólica.

Numa altura que importa perceber como vão ser os escritórios do futuro, Carlos Cardoso (Tétris), Paulo Jervell (Openbook Architecture), Pedro Gomes (Savills Portugal) e Miguel Berger redesenham o conceito de local de trabalho. No especial “Escritórios do Futuro”, fomos conhecer as novas sedes da Jaba Recordati, da PHC Software e do WYgroup. E no especial “Formação de Líderes para a Sustentabilidade” damos a conhecer as opiniões do ISEG Executive Education e da Multipessoal.

O dossier Leading Brands trata o tema “E-commerce é amigo do ambiente?”, ao explanar as tendências do comércio online. O “Lado Verde das Marcas” traz os exemplos intemporais da Unilever FIMA, da Corticeira Amorim, da PRIO, do Santander Portugal, da H&M Portugal e Espanha, da Mercadona, da Efacec Power Solutions e do Lidl Portugal. Miguel Vicente, CEO da Made2Web Digital Agency, deixa-nos a sua visão “A Sustentabilidade Ambiental do E-commerce”.

Finalmente, a secção Leading Tech sobre “Tecnologia Sustentável”, inclui o resumo do livro Binómio Tecnologia & Sustentabilidade – 7 lições de Colaboração, Inovação e Liderança em Portugal e na Europa, de Diogo Almeida Alves e Pedro Matias, edição Tema Central.

Pedro Faustino (Axians Portugal) escreve sobre “45 ºC no Círculo Polar Ártico?”. Ernest Quingles (Epson Europe) traz o tema “Economia Circular: Um desafio imperativo para as empresas face à recuperação ambiental”. E Vânia Guerreiro (iServices) aprofunda “O “Direito à Reparação” Para Uma Economia, Verdadeiramente, Circular”.

Espaço ainda para a 1.ª Webconference do Ciclo “O Futuro do Emprego em Portugal”, da Multipessoal, com todas as transformações exigidas ao Direito Laboral.

Na rubrica Leading Opinion contamos com Rui Guedes de Quinhones (EMA Partners) e Pedro Afonso (VINCI Energies Portugal).

Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de ensaios, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.

Subscreva AQUI a revista Líder.

Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de FacebookInstagram e LinkedIn.

Artigos Relacionados: