A Líder magazine está disponível em formato digital e o seu acesso é, nesta edição, gratuito. Uma edição inédita desenvolvida totalmente a partir de casa, como os tempos o exigem, com ligações diretas a conteúdos do site, escritos também de forma remota e que o ajudam a manter-se informado e a fazer frente à quarentena. E os originais não terminam aqui, a capa tem animação e é assinada por Alberto Quintas e Design e Forma.
How to Lead with COVID-19? é a pergunta central do nono número da revista Líder. Como liderar em tempos de COVID-19 é um dos maiores desafios que a História vai poder vir a contar aos futuros líderes. Não sendo possível dar uma só resposta, procurámos envolver várias disciplinas, do ensino, à economia, passando pelas ciências, tecnologias, e incluindo o marketing e a gestão de pessoas. Kelly Ommundsen explica o papel do World Economic Forum na resposta global à crise. Paulo Neto Leite expõe os números e impactos na Groundforce, revelando um dos setores mais afetados pela crise. Arlindo Oliveira (professor do IST) reflete sobre fatores humanos e desafios tecnológicos no rastreamento da COVID-19. Henrique Monteiro (jornalista) deslinda como o Coronavírus vem colocar uma série de questões quanto à civilização e à validade das nossas certezas. Arménio Rego (professor) analisa a perspetiva do vírus enquanto imbróglio para a liderança. Luísa Lopes (neurocientista) aborda a união das ciências nesta luta. Tim Leberecht (House of Beautiful Business) escreve os seis desejos num mundo pós-corona, que vai desde a beleza nos negócios ao amor sem controlo. A Egon Zehnder deu palco e voz a líderes de topo para partilharem as lições aprendidas com as crises anteriores na Ásia-Pacífico.
Como é que se lidera com ameaças invisíveis? A crise do novo Coronavírus é um teste à nossa humanidade? Há beleza na COVID-19 e no Estado de Emergência? O plano (remoto) dos CEO. Estas e outras questões são respondidas nos artigos que compõem o dossier principal.
O grande entrevistado desta edição é Anant Agarwal, o fundador da edX e (re)inventor do modo como aprendemos. A plataforma online de formação permite aceder a mais de 2500 cursos de 140 instituições de ensino do mundo inteiro. Imaginada em conjunto com a Universidade de Harvard e o MIT, consegue a proeza de ser hoje o sítio onde se pode fazer um curso de Harvard, Cambrige, Oxford, entre outras, a custo zero. E como seria de esperar tem tido crescimentos interessantes, por isso a Líder falou, em exclusivo, com Anant, sobre a plataforma, os modelos de aprendizagem do futuro ou os cursos recomendados pela edX para esta fase de pandemia. E, além disso, deixa cinco sugestões de cursos úteis para quem lidera.
No dossier Does reputation depend on the number of followers? contribuem para esta reflexão vários autores. Salvador da Cunha (RepCircle) põe a descoberto o novo mantra dos gestores de topo. Enrique Johnson (RepTrak Company) descreve as macrotendências. Nuno Markl (radialista) numa conversa via remota explica como protagonizou a mais bonita história de influência digital dos últimos tempos.
Na secção Leading People, o foco vai para os novos modelos de trabalho e as implicações legais com a COVID-19. Mário Ceitil (APG) evoca a desmaterialização do trabalho. José Mota Soares (AndersenTax Legal) decifra a legislação laboral na pandemia. Numa altura que importa também saber como manter bons níveis de motivação no trabalho remoto, fomos saber como se faz na Axians Portugal, Banco Montepio, Capgemini, Grupo Ageas Portugal, Grupo Fidelidade, José de Mello Saúde e Pingo Doce.
No especial Coaching Virtual abrem-se novas perpetivas e partilhamos os exemplos hercúleos da ABP Corporate Coaching, Aida Chamiça Executive Coaching, Consulting House, Dave Morgan, I Have the Power, Sofia Calheiros & Associates e WIF Partners.
As marcas têm reinventado a forma como comunicam e fazem-no de forma emotiva e inspiradora, embora sempre com a mediação de um ecrã. A secção Leading Brands aborda como as marcas estão a comunicar e se estão preparadas para assumir um papel mais cívico, com sentido de responsabilidade e para o bem comum? E onde ficam os relacionamentos: entre marcas e consumidores? BP, Grupo EDP, IKEA, McDonald’s, Nestlé, Vodafone e Worten respondem. Neste contexto, também se assiste ao despertar de novos negócios e, assim, João Nascimento, fundador do Project Open Air, dá a conhecer uma marca que é a lufada de ar de que todos precisamos. A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) propõe sentir o pulso dos marketeers.
Finalmente, a secção Leading Tech, Our salvation for the quarantine days, vem comprovar de que forma a tecnologia está a ser absolutamente central em tempos de COVID-19. Luís Filipe Coelho Antunes (Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto) escreve sobre a urgência de implementar cinco medidas para uma transformação digital segura. Gabriel Coimbra (IDC) evoca o salto tecnológico de dez anos em menos de quatro semanas. Teresa Virgínia (Microsoft) procura deixar ideias de como usar as funcionalidades do Teams, conjugadas com algumas sugestões que podem tornar as limitações atuais menos condicionantes. E Pedro Faustino (Axians Portugal) aborda a taxa de mortalidade dos impossíveis.
Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.
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