A Líder dedicada ao tema Back to Politics – Como podemos Ser Humanos?, já está disponível nas bancas e em formato digital. Com a ajuda da neurociência e da dimensão filosófica, vamos tentar descodificar como podemos fazer de nós a espécie mais feliz, mais saudável e mais realizada do Planeta.
A espécie humana conseguirá manter-se humana no mundo que ela própria criou? Podem os humanos continuar a mandar no mundo e conferir-lhe sentido? Procuramos as mesmas recompensas de antigamente – felicidade, paz, prosperidade e até a vida eterna? Quais as caraterísticas humanas essenciais? Num mundo moderno, qual o valor da meditação? O que sabemos da nossa mente? Estaremos na posse de criar super-humanos?
Enquanto procurávamos encontrar uma definição de humanidade, ou mesmo responder à pergunta desta edição, tropeçámos no livro “Joana Vasconcelos ou o Reencantamento da Arte” (Edições Setenta), escrito por Gilles Lipovetsky, Filósofo, e Jean Serroy, Crítico cultural. A obra serviu de mote para a Entrevista de Abertura com Gilles Lipovetsy, “A Dimensão Estética e Humana na Arte de Joana Vasconcelos”, onde tentámos compreender a arte de Joana Vasconcelos e com isso chegar ao centro do Humano.
Sobre este desafio que se pode, de alguma maneira, considerar o desafio das nossas vidas, Catarina G. Barosa, Diretora Editorial da Líder, desvenda os caminhos e a história do Humanismo, dando ainda sugestões de leituras para melhor entender este grande tema.
Mónica Ferro, responsável pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), chama a atenção para a urgência na tomada de medidas concretas sobre os direitos humanos e os papéis ativos das lideranças na entrevista “A Urgência de atuar já na Defesa dos Direitos Humanos”.
Neste tema de capa, participam autores com pontos de vista diversos, que nos colocam perante uma série de reflexões como a de Luísa Lopes (“Investir no cérebro é garantir um bom retorno de Humanidade”), Filipa Saldanha (“Prémio Gulbenkian para a Humanidade” e António Pinto Leite (“Amor e Gestão – Uma Ligação Humana”).
Como enfrentamos a vulnerabilidade? Como se ultrapassam as fraquezas e as transformamos em força? No Dossier “Compaixão, Crueldade e Vulnerabilidade”, exploramos a investigação académica e os casos práticos. “Compaixão e Crueldade – Durante a Pandemia e fora dela”, é o tema do Ensaio por Arménio Rego e Miguel Pina e Cunha. Na reportagem “A força de enfrentar a vulnerabilidade”, falamos dos casos de António Horta Osório, Marisa Matias, Vanessa Fernandes e Anne Mulcahy.
Na rubrica Leading Opinion Arménio Rego (Professor de Liderança da Católica Porto Business School) deixa-nos o seu olhar sobre o tema de capa através da crónica “Seres Humanos como serviços” e Henrique Monteiro (Jornalista e Escritor) escreve sobre “A Espécie da espécie humana”. Contamos ainda com as opiniões de Pedro Afonso (Vinci), José Miguel Leonardo (Randstad), Raquel Carvalho (Sofia Calheiros & Associates) e Marcelo Nico (Tabaqueira).
Espaço ainda para a 4ª Webconference do Ciclo “O Futuro do Emprego em Portugal”, da Multipessoal, desta vez sobre o tema “A Inovação Tecnológica e as Pessoas no Centro dos novos caminhos das empresas Portuguesas”.
No dossier Leading Politics,“O Capitalismo vai nu?”, entrevistamos Aline Beuvink, académica e delegada do International Institute of Business & Social Communication (IIBSC) em Portugal, em “Fraca Memória e má educação cívica podem afetar os resultados das eleições”, sobre as próximas eleições legislativas em janeiro 2021. E ainda conta com os contributos de Pedro Brinca, (“Capitalismo e Desigualdade”), António Saraiva (“Causas e Compromissos”) e Miguel Pina e Cunha (“Triângulo de Força”).
No dossier Leading Brands lançamos o repto para as Marcas mais sustentáveis e humanas. A entrevista com Ken Schmidt e Martin Flaherty, ex-Diretores da Harley Davidson e Coca-cola, (“Humanizar as Marcas: As Emoções são tudo!”), vem mostrar como a linguagem e a comunicação das marcas tem de ser repensada. Acerca da sua dimensão humana e sustentável, Edson Athayde (FCB Lisboa), João Teixeira (Fundação Eugénio de Almeida), Pedro Vieira (Zome), Vânia Guerreiro (iServices), Carla Pereira (DPD Portugal) e Eduardo Marques Lopes (Multipessoal), dão os seus contributos.
O dossier Leading People abre com a entrevista à atleta olímpica de triplo salto, Patrícia Mamona, “Ouvir o corpo, instinto e técnica – o perfil de uma atleta de elite”, onde ficamos a conhecer como se constrói o caminho de uma atleta de topo. “O sucesso das empresas está no crescimento e Desenvolvimento das pessoas”, é mais entrevista deste dossier, desta vez com Manuel Oliveira (Sanitana). Para abordar as temáticas “Avaliar e humanizar lideranças” e “Fundos de Pensões”, contam-se com os contributos de Maria João Ceitil (CEGOC), João Pratas (APFIPP), Carla Teixeira (Futuro).
Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de ensaios, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.
Subscreva AQUI a revista Líder.
Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn.