A Líder dedicada ao tema Act Now for Human Health já está disponível nas bancas e em formato digital. Há uma nova definição de trabalho a nascer onde cabem conceitos que não faziam parte das regras do jogo. A Pandemia veio alterar as relações laborais e novas tensões estão a emergir no mundo do trabalho.
Como imprimir a ideia do coletivo quando o trabalho remoto nos está a colocar dentro de bolhas ou caixas de zoom? O indivíduo procura-se no que é, e não só no que faz. O trabalho já não é o fim último da sua realização. Como motivar os trabalhadores? Há novos dilemas éticos e morais que têm vindo a desgastar a saúde física e mental das pessoas. Como garantir a saúde de todos, que é base do equilíbrio e do futuro da humanidade?
“Lutemos pela alma e tudo virá por arrasto”, é uma das formas de o fazer, segundo Manuel Curado, Filósofo e Professor da Universidade do Minho, que em entrevista partilha o seu olhar disruptivo e pessimista sobre as coisas da vida, encaminhando-nos para as coisas da alma.
Trabalhar com propósito transformou-se numa espécie de mantra. Parece, pois, que o trabalho passou a ser fonte de salvação – mas não podemos ignorar o seu potencial de perdição. Arménio Rego e Miguel Pina e Cunha elaboram sobre este paradoxo no ensaio “Trabalho: salvação ou perdição?”.
Cary Cooper, Professor de Psicologia Organizacional e Saúde na Manchester Business School, e uma das maiores referências mundiais em stress ocupacional, escreve sobre trabalho e bem-estar e como melhorar o capital mental.
Os cuidados de saúde e o futuro do cuidar serve ainda para a partilha de parte do ensaio de Manuel Curado no livro “Saúde e Cyborgs: Cuidar na Era Biotecnológica”.
“Trabalho e labor serão caminhos para a felicidade?” é a reflexão de Catarina G. Barosa, Diretora Editorial da Líder, entre os conceitos explorados por Gilles Lipovetsky e Hannah Arendt.
Abre-se o caminho para a espiritualidade na gestão e liderança das organizações, com a chamada de José Bento da Silva, Professor de Comportamento Organizacional, Gestão da Mudança e Desenho Organizacional na Warwick Business School, a líderes crentes e não crentes, a olhar para o mistério, o perdão e a esperança.
A Solidão e a capacidade de estar só serve de base para o artigo de João Carlos Melo, Psiquiatra e Psicoterapeuta, autor do livro “Uma luz na noite escura”.
Catarina G. Barosa faz ainda a análise do projeto Global Coalition for Value in Healthcare, criado pelo Fórum Económico Mundial (FEM), com o objetivo de eliminar gastos ineficazes no domínio da saúde global.
O termo Great Resignation transformou-se em Great Reflexion, e fez milhares de pessoas questionar o seu propósito e o do trabalho. Mónica Roque Fernandes e Francisco Barros dos Santos são dois exemplos de quem escolheu uma nova profissão pela necessidade do equilíbrio físico e mental.
A crónica de Henrique Monteiro, “Da maldição do trabalho”, antecipa as opiniões de Magda Faria da Axians Portugal, Margarida Cardoso da Tabaqueira e Pedro Vieira da Zome.
As escolhas de livros por Miguel Pina e Cunha não poderiam faltar, bem como as sugestões de leitura e de eventos, escolhidos pela redação da Líder.
A habitual participação do Holmes Place, desta vez sobre os benefícios evidentes da atividade física para a saúde mental, com uma peça assinada por Ana Andrade, Personal Trainer, do Holmes Place Parque das Nações.
Na secção Leading Life, contamos com uma sugestão do novo Peugeot 308 SW, que quer ser líder do segmento Station Wagon, e espaço ainda para a rubrica “Ser Feliz em Portugal”, com a especial participação de Luciano Menezes e Joana Garoupa, hospedados no Boticas Art & Spa e no Intercontinental Cascais-Estoril.
A fechar a edição da Líder três dossiers especiais. O primeiro, Leading Tech é dedicado aos três lados da Tecnologia “A, B & C”. A evolução da tecnologia tem sido determinante para aumentar a qualidade e facilitar a vida das pessoas, empresas e organizações, mas tem também o seu lado negro, que tem trazido perturbações e distúrbios para a saúde mental, crescendo por outro lado uma vertente cuidadora na ajuda a ter uma melhor saúde. Vânia Guerreiro, Diretora de Marketing e Comunicação da iServices, Marco Batista, CEO InovaPrime, Ricardo Parreira, CEO da PHC Software e Cristina Santiago, Cloud Accounts & Outsourcing Manager partilham as suas reflexões sobre este tema.
O segundo, Leading Brands fala sobre as linhas vermelhas do marketing. As marcas têm a oportunidade de “guiar” o consumidor através da informação e da relação. Como é desenvolvida essa relação? Qual o papel do marketing e da comunicação e quais as fronteiras que não devem ser ultrapassadas? Diego Costa Pinto, Diretor do NOVA Marketing Analytics Lab e Professor de Data-Driven Marketing da NOVA IMS, ajuda nesta análise. Luiz Moutinho, Nuno Teixeira e André Zeferino, autores do livro “Marketing Futureland – Antecipação e Resposta ao Futuro do Marketing”, explicam em entrevista como o Marketing tem hoje uma posição privilegiada na criação de mais humanidade.
E o terceiro, Leading People é feita uma abordagem às lideranças cuja estratégia deve ir para além dos resultados, com foco no indivíduo e nas suas mais elementares necessidades que hoje já não são só ter um emprego e receber um salário. A cultura organizacional é um dos caminhos. Conta-se com a entrevista de Rui Afonso, Diretor-Geral da Iberdrola Clientes, e com as opiniões de Jaime Ferreira da Silva, Managing Partner da Dave Morgan, Nelson Pires, Diretor-Geral da Jaba Recordati e Paula Tomás, Managing Director da PTC. A cultura organizacional numa nova reestruturação das empresas e no centro de uma Saúde Humana é o mote para as crónicas de Isabel Freire de Andrade, CEO da Bright Concept Consultores, Alexandra Barosa-Pereira, Managing Partner da ABP Corporate Coaching, Maria João Ceitil, Head of Talent & Innovation na CEGOC e André Ribeiro Pires, Chief Operating Officer da Multipessoal.
Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de ensaios, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.
Subscreva AQUI a revista Líder.
Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn.