A Líder dedicada ao tema Act Now for Sustainability, Digital, Human Health and Peace já está disponível nas bancas e em formato digital.
O tempo terminou. Neste momento não se podem arriscar decisões erradas ou imprudentes. O desafio para as lideranças hoje é saberem pensar e fazê-lo com apurado sentido crítico, o desafio é atuarem, já. Atuarem com empenho, sentido de missão e força de carácter, não deixando para trás nada, nem ninguém.
A entrevista de abertura, a Michel Eltchaninoff, editor da Philosophie, é de leitura obrigatória. O pensamento político-filosófico do “urso” ex-agente do KGB é o mote para o livro que escreveu, “Na Cabeça de Putin”. Mais do que um processo, a História é uma herança moral que o líder russo pretende continuar a escrever, assumindo, se necessário for, um compromisso com a tragédia humana.
Os líderes precisam de atuar com carácter de urgência e de forma heroica, inspirando-se em verdadeiras histórias de heroísmo do passado e do presente. Vejam-se Aristides Sousa Mendes, Salgueiro Maia, Volodymyr Zelensky, e muitos outros. O que faz de homens comuns verdadeiros heróis? Que líderes se distinguiram na história pela sua capacidade invulgar de atuarem de forma cirúrgica e imediata? Terão estas pessoas um cérebro diferente? O heroísmo assenta na razão ou na intuição ou em ambos? A reportagem A Matéria de um Herói deixa várias pistas.
Ainda sobre este tema, partilhamos duas almas – Joana D’Arc e Jesus, o Cristo –, entre as 141 publicadas, do livro “Vamos Todos Morrer”, da Objetiva editora, com a devida autorização do autor Hugo Van der Ding. São notas necrológicas, senhoras e senhores, poucos habituais, de pessoas dignas de serem lembradas pelos seus atos heroicos.
A nova rubrica “Líderes em Destaque”, mostra a visão de Isabel Capeloa Gil (Reitora da Universidade Católica Portuguesa e Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas) e de David Simas (Presidente da Fundação Obama) sobre o tema de capa.
Henrique Monteiro, Jornalista e Escritor, deixa-nos o seu olhar com “Tudo tem um tempo”. E Arménio Rego, LEAD.Lab, Católica Porto Business School, escreve a crónica “A sua organização é um espaço de confiança?”.
No slot Act Now for Peace, o ensaio de Catarina G. Barosa (Diretora de Conteúdos da Líder) debruça-se sobre o ressentimento na história, para entender a guerra e tentar a paz. Baseando-se no historiador Marc Ferro, que identificou cinco importantes momentos históricos que estiveram na origem de algumas revoluções.
No slot Act Now for Sustainability, a série documental “Planeta A”, coproduzida entre a RTP e a Fundação Calouste Gulbenkian, vem dar a conhecer algumas das respostas mais inovadoras aos grandes desafios da Sustentabilidade. Porque ainda é possível construir um futuro mais sustentável.
Alex Edmans, o especialista em gestão corporativa, negócios com propósito e investimento sustentável, é perentório ao afirmar que as empresas mais bem-sucedidas não são as que visam o lucro diretamente, mas as que se movem pelo propósito. No entanto, para o Professor de Finanças e autor do livro “Grow the Pie”, o propósito não é evidente, nem tão pouco uma receita imediata.
No slot Act Now for Human Health traz uma nova definição de trabalho a nascer. As lideranças precisam de atuar orientadas por desígnios mais amplos, pela Saúde Humana.
A transformação digital em saúde conduzirá à tão desejada utopia de uma saúde para todos? Estará a tão esperada revolução na saúde a acontecer? Filipa Machado Vaz, Manager in Life Science and Healthcare na Deloitte, elabora um ensaio.
Kerry Daynes, Psicóloga forense no Reino Unido e autora do livro “Causas Ocultas”, desmistifica a linha ténue entre loucura e crime.
Jenny M. Hoobler, Professora de Gestão da Nova School of Business and Economics, disserta sobre trabalhar a partir de casa impulsionou a igualdade de género e a saúde humana.
E, por fim, o slot Act Now for Digital abre a porta a uma nova realidade, uma nova linguagem, um novo mundo tecnológico e digital que determina um pensamento altamente complexo e integrativo.
Nuno Jardim Nunes, Professor Catedrático e Presidente do Dep. de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, explica o metaverso: realidade ou ficção.
O que salva a Humanidade é a sua própria natureza, empática, ingénua e humilde. A inteligência, afinal, nunca será artificial. Cathy Mulligan professora e presidente do Espaço Europeu de Investigação em Blockchain no Instituto Superior Técnico, onde dirige um Laboratório dedicado à investigação em Blockchain para o Bem Social e a Sustentabilidade, fala sobre os grandes dilemas de uma relação entre Homem e máquina.
Na rubrica Leading Opinion contamos com Luís Almeida Capão (Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente), Carlo Marques (Head of Business Apps do ISQe), Ricardo Zózimo (Professor Auxiliar & Investigador em Management and Organizations na Nova SBE), João Marques (Managing Director da SGS Portugal), Mariana Pereira da Silva (Head of Sustainability da MC), Patrícia Santos (CEO da Zome) e Rui Minhós (Administrador e Diretor de Assuntos Institucionais da Tabaqueira).
No dossier Leading Politics o foco recai sobre inflação. João César das Neves, Economista e Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa, deixa-nos a sua visão. “Os esquimós têm mais de 50 palavras para designar “neve”. É pena que, num tema tão influente entre nós como é a subida de preços, a opinião pública ouça sempre só um termo: “inflação”. A verdade é que essa expressão esconde vários problemas diferentes, com efeitos diferentes e curas diferentes, que assim ficam confusos na análise social”. António Saraiva, Presidente da CIP, escreve sobre o impacto, simultaneamente recessivo e inflacionista, da guerra na Ucrânia que veio ensombrar as perspetivas de recuperação, no rescaldo da crise pandémica, tornando dramático o que antes já era grave.
No dossier Leading Brands sobre Consumer Behaviour elencamos as marcas portuguesas, europeias e mundiais com mais notoriedade na Sustentabilidade, no Digital, na Saúde e na Paz. Um estudo conduzido pela NOVA Marketing Analytics Lab, da NOVA Information Management School.
E as crónicas da iServices, da Made2Web Digital Agency e da Multipessoal.
E, por último, o dossier Leading People recai sobre burnout com a crónica de Jaime Ferreira da Silva (Managing Partner da Dave Morgan). E ainda o especial sobre Coaching com as crónicas de Alexandra Barosa Pereira (Managing Partner da ABP Corporate Coaching), Aida Chamiça (Coaching executivo para gestores de topo e equipas de alta direção), Isabel Freire de Andrade (Diretora-Geral da Bright Concept), Ana Duarte Ribeiro (Presidente da International Coaching Federation em Portugal), Adelino Cunha (CEO da Solfut – I HAVE THE POWER), e Fátima Ribeiro (Managing Partner da Outperform – Coaching and Corporate Consulting) e Susana Azevedo (Associated Partner da Outperform – Coaching and Corporate Consulting).
As novas linhas de ação para a Gestão de Pessoas num mundo do trabalho cada vez mais humano são explicadas por Elsa Carvalho, a Executive Board Member e Head of Consulting Services do Grupo Egor em Portugal.
A fechar o dossier, o Case Study do Turismo de Portugal, ISQe e Cornerstone sobre a TalentUs, uma Academia de formação contínua e desenvolvimento.
Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de ensaios, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.
Subscreva AQUI a revista Líder.
Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter. Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn.