Rezar no Youtube. A nova geração de fiéis

Durante a crise pandémica da COVID-19, os serviços religiosos tiveram de ser suspensos e as casas de culto fecharam as portas, assim como, por todo o mundo, as Igrejas, e outros espaços públicos de oração. O que no início parecia ser uma perda do espírito de comunidade, tornou-se numa nova forma de reunir a fé entre os praticantes, com o uso de plataformas de streaming, software de vídeo e redes sociais.

Tal como em tantas outras áreas da sociedade, também a tecnologia veio mudar a maneira como as Igrejas recebem as pessoas nos seus cultos e comunicam com o seu público.

Emily Moore, num artigo para a The Lead Pastor, uma comunidade americana de igrejas e pastores, “10 Biggest streaming churches and the software they use”, escreve sobre o futuro das instituições religiosas que hoje passa pela disponibilização de serviços, rituais e outras práticas através do digital. A principal conclusão é a de que o uso de plataformas online é extremamente eficaz pois atinge um número mais alargado de público, mantendo todos em segurança.

Embora os sermões em plataformas como YouTube, Facebook Live e Zoom possam ter ganho mais força em resposta à Pandemia, a verdade é que as igrejas já haviam adotado a tecnologia há algum tempo. Antes das transmissões ao vivo, certas comunidades nos Estados Unidos da América gravavam os seus sermões e os distribuíram gratuitamente, ou cobrando uma taxa, através dos canais digitais.

As igrejas sempre estiveram cientes de que o recurso às tecnologias, como o vídeo em streaming, pode ajudar a alcançar um público maior, e a realidade de hoje mostrou como o aumento do consumo de mensagens está a acontecer de forma exponencial nos canais online, uma tendência que veio para ficar.

Quanto ao futuro dos cultos religiosos após a Pandemia, a opção em continuar com a transmissão dos sermões ao vivo torna-se indiscutivelmente mais confortável à participação dos praticantes, nomeadamente idosos, doentes e pessoas com crianças. Citando Eli Noam, Professor da Columbia Business School, talvez as igrejas fiquem mais vazias, mas a vida religiosa das pessoas será mais enriquecida.

No artigo, a jornalista identifica ainda as 10 maiores igrejas a transmitir em streaming nos EUA.

  1. Lakewood Church e Joel Osteen

A Igreja Lakewood e o seu Pastor, Joel Osteen, têm mais de 2 milhões e 200 mil assinantes no YouTube. De acordo com o canal do Pastor, mais de 10 milhões de espectadores assistem às suas comunicações semanais pela televisão, e cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo estão ligadas às suas plataformas digitais.

  1. The Elevation Church

O canal da The Elevation Church no YouTube tem cerca de 2 milhões de assinantes e para além de ter a sua própria App, recorre a soluções de vídeo como o Vimeo e Comcast Technology Solutions.

  1. Hillsong Church

Com transmissões ao vivo a partir de locais por todo o mundo, e cerca de 400 mil assinantes no YouTube, esta Igreja tem uma audiência global semanal de 150 mil pessoas. Usa o YouTube e Vimeo como plataformas de transmissão.

  1. Saddleback Church

Com mais de 380 mil assinantes no YouTube, o canal conta ainda com mais de 53 milhões de visualizações, com recurso ao JW Player.

  1. Life.Church

Esta igreja disponibiliza semanalmente 90 serviços de culto online em cinco plataformas, acessíveis através de qualquer dispositivo e com recurso ao YouTube e Wistia.

  1. Bethel TV

As suas transmissões ao vivo têm cerca de 290 mil assinantes e mais de 33 milhões de visualizações no YouTube. A plataforma de vídeo é a JW Player.

  1. International House of Prayer

A comunidade IHOPKC promove um serviço de oração 24 horas por dia, 7 dias por semana, disponível no YouTube, onde tem mais de 290 mil assinantes.

  1. VOUS Church

Com uma equipa própria de transmissão, tem um público de mais de 190 mil assinantes no YouTube.

  1. REVERE

Esta comunidade com mais de 180 mil seguidores no YouTube, tem ainda outras opções para ouvir sermões e canções como no Spotify, Apple Music, Facebook e Instagram.

  1. John Gray Ministries

John Gray Ministries é o Pastor que lidera esta comunidade com mais de 110 mil seguidores no YouTube. O canal tem um total de 3 milhões de visualizações.

Artigos Relacionados: