• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Ciência Notícias Ricardo Conde: «Está destinado o Homem a ser uma espécie interplanetária?»

Ciência

Ricardo Conde: «Está destinado o Homem a ser uma espécie interplanetária?»

Link copiado

Partilhe este conteúdo

2 Fevereiro, 2023 | 5 minutos de leitura

Hoje vivemos a segunda corrida ao espaço, a Space Race 2.0. Como chegamos até lá, e como se regula a presença do Homem no espaço? Temos de fazer um Tratado de Tordesilhas dos planetas?

Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa (AEP), salienta o que importa perceber: “Está destinado o Homem a ser uma espécie interplanetária? E se sim, de que forma?”.

Por natureza, o Homem tem necessidade de território, de onde extrai os recursos, e quando estes acabam, avança e deixa a sua marca de destruição. Qual será a nossa marca na conquista do espaço e como pode a tecnologia apoiar esse avanço?

A relação do Homem com o Cosmos, as novas oportunidades e as ameaças da conquista espacial, levaram Ricardo Conde ao evento de transformação digital, Building the Future, com a talk: “The challenges to shape the future of space for a sustainable earth”.

O espaço como uma componente de futuro

Para Ricardo Conde, antes de olhar para o espaço, e entender a nossa relatividade entre o Cosmos, é preciso perceber que os problemas da Terra, como a guerra e a recessão, têm origem na relação entre os Homens.

“Como nos preparamos para dar aos nossos filhos uma mensagem de pouca esperança? De que vão viver num mundo escasso, com falta de recursos, como a água e a atmosfera que respiramos?”, para além do problema da nossa extinção, enquanto espécie.  A ação humana está a tocar em “gatilhos” que ameaçam a biodiversidade e nos encaminham para um “colapso”.

O Presidente da AEP convida à reflexão: “Como é do que nada se faz tudo? Qual é o nosso papel no Universo?”. A resposta está em parte na tecnologia mas, primordialmente, na própria Humanidade e na noção de que “somos todos feitos da mesma matéria do que o Cosmos e transportamo-la connosco”.

“Cada célula, cada molécula, cada átomo que nos compõe, temos de o devolver à natureza. Nós fazemos parte da matéria das estrelas”

Novas oportunidades para descobrir a nossa posição no mundo

O consenso é evidente: tem de haver uma nova perspetiva pois somos realmente “irrelevantes no espaço”.  A Terra é a nossa casa, mas 60 anos depois de termos ido à Lua, como vemos o futuro? “A natureza do Homem é definida pela necessidade, e o ímpeto de procurar novos sítios para colonizar, mas também para destruir”, refere.

Há milhões de anos Marte era um planeta azul, tendo havido um processo de transformação. Hoje podemos também estar num caminho de destruição do nosso planeta.

“Ir à Lua é difícil, o homem não está preparado. Fisicamente somos frágeis. Se calhar a nossa conquista far-se-á de uma forma diferente. Não biologicamente, eventualmente como ciber, o homem projetado na realidade virtuall”

A componente digital é, na sua opinião, fundamental, enquanto uma ajuda para perceber o analógico, porque “nós somos analógicos, o Universo é analógico, não há descontinuidades”.

A nova corrida 2.0 – os quatro cenários

Como vai ser a nova conquista do espaço? Será um faroeste? Ricardo Conde chama a atenção para um objetivo cujos propósitos de colonização são talvez os mesmos do século 15, pela busca de novos materiais, mineração, extensão território chegando até às questões de geopolítica e militarização do espaço.

Para tal, é perentório perceber como regulamentamos o Universo.

“Numa terra de ninguém, é necessário, tal como foram nos mares, uma coordenação e cooperação. Como olhamos para a presença na Lua? É first come, first served? Teremos de fazer o Tratado de Tordesilhas da Lua e Marte?”

Novas coisas estão para vir, e é certo que haverá uma maior presença e permanência em órbita, estações internacionais privadas e a parte “nobre” da ciência irá perceber se existem outras vidas.

Ricardo Conde partilha quatro cenários a ter em conta, entre uma “new space economy” com o providenciar de novos serviços, como o 5G omnipresente, o domínio dos Titãs das grandes tecnológicas, desafios regulatórios e a militarização do espaço, que considera “o grande calcanhar de Aquiles”. E acrescenta ainda o acesso, a logística transorbital, os hotéis, deixando a ressalva: “o espaço é caro, não é para todos”.

Uma chamada de atenção para o lixo espacial (“space debris”), em que o Homem está a “criar uma cortina para a exploração”. No final da década, há mais de 100 mil satélites a ser lançados. A necessidade de regulamentação e coordenação faz com que na Europa já se esteja a trabalhar numa política de zero lixo espacial (“zero debris”).

Na sua perspetiva, a tecnologia é um dos aliados para criar a sustentabilidade no espaço, com o recurso a ferramentas como digital twins, cloud computing e computação quântica.

 

Por Rita Saldanha

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

«Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

Artigos Relacionados

Notícias

Mar 24, 2023

Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

Ler notícia

África

Mar 24, 2023

Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

Ler notícia

Trabalho

Mar 24, 2023

E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Mar 16, 2023

Primeira edição da Knower Business Conference

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mar 14, 2023

WYtalks abordam a importância do Neuromarketing no mundo digital

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mar 08, 2023

Formação gratuita a todas as mulheres que queiram dar um novo passo na sua carreira

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency