Sabe qual é o segredo para a retenção do seu melhor talento?

A formação e retenção de talento é um assunto que está na ordem do dia, especialmente num momento pós-pandemia, em que as competências emergentes vieram acelerar a circulação e procura de pessoas e novos perfis de trabalho.

Uma das formas de conseguir reter esse talento é através de uma comunicação interna fluida que favoreça o comprometimento dos colaboradores com as suas empresas. Fomentar um clima laboral de comunicação aberta e honesta torna-se fundamental nos tempos de distanciamento, devendo por isso ser uma das principais prioridades dos departamentos de RH.

A comunicação interna também é fundamental para uma boa gestão de RH, pois não só promove um bom ambiente de trabalho como facilita a retenção de talento. Para a cimentar, devem empregar-se estratégias como o feedback contínuo, a empatia para com as necessidades dos colaboradores e o interesse em organizar atividades fora do contexto laboral para os conhecer melhor, bem como aos seus hobbies e ambições.

A Talentia, consultora em gestão e software em RH, atenta a esta realidade cada vez mais evidente e que irá marcar a tendência da gestão dos recursos humanos no futuro, aponta quatro vantagens imediatas de uma estratégia que dê voz aos colaboradores:

  1. Retenção do Talento

Reter o talento é uma função essencial do departamento de RH, que tem também de controlar os custos da rotatividade das equipas e nutrir o compromisso dos colaboradores para que queiram ficar na organização. Neste sentido, uma comunicação fluida é a pedra angular para o desenvolvimento de quaisquer outras estratégias.

  1. Satisfação dos colaboradores

Um ambiente positivo promove o contentamento dos colaboradores: a sua motivação aumenta se souberem que podem falar sem receios e que vão ser ouvidos. De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, os colaboradores motivados são mais produtivos: verifica-se um aumento de 13% na produtividade quando as pessoas se sentem felizes no seu local de trabalho.

  1. Colaboração eficaz

Uma comunicação fluida também promove a colaboração bem-sucedida: evitam-se erros e o trabalho de equipa é mais harmonioso, favorecendo o cumprimento de objetivos e a produtividade geral.

  1. Reforço da Cultura Empresarial

Dar voz aos colaboradores é uma ferramenta potente para que estes se tornem verdadeiros embaixadores da empresa: os colaboradores felizes são a melhor “arma” de comunicação. A nível externo, podem promover a captação de novos clientes ou a atração de novo talento; internamente, reforçam a cultura empresarial, o que por sua vez fomenta a produtividade e motivação das equipas.

 

Artigos Relacionados: