Saiba como gerir a mudança cultural

Atualmente, é crucial que as organizações saibam gerir os processos de mudança cultural para conseguirem implementar com sucesso as suas estratégias de transformação digital, nomeadamente as alterações que esses processos trazem e que muitas vezes afetam inclusive o departamento do qual mais se espera suporte nesta matéria: as TI.

Resultando da integração de tecnologia digital numa organização, idealmente em todas as áreas que compõem – mas também podendo relacionar-se com determinado setor em particular de acordo com as necessidades específicas de cada caso –, a transformação digital muda fundamentalmente a forma como essa organização entrega valor acrescentado aos seus clientes. No entanto, estas alterações também se produzem a um nível mais profundo uma vez que ela implica uma mudança cultural, exigindo que as organizações desafiem continuamente o seu status quo e experimentem e se sintam confortáveis com situações novas.

De acordo com a vasta experiência da Mind Source, empresa portuguesa de referência na área da transformação digital, o papel das TI tem vindo a mudar de forma substancial ao longo dos últimos anos – sobretudo na parte que diz respeito à forma como os chief executive officers (CEO) veem o papel dos chief information officers (CIO), figura que deve também ajudar a gerar receita para a organização. Isto implica naturalmente a transformação digital dos seus processos e sistemas, pois só assim será possível maximizar os níveis de operacionalidade, produtividade e inovação, rentabilizando ainda o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Esta questão assume particular importância tendo em consideração as grandes tendências em matéria de transformação digital previstas para este ano, e que podem naturalmente trazer desafios processuais e culturais às organizações e aos seus colaboradores:

        • Rápida adoção de modelos operacionais digitais;
        • Vantagem para o Governance e análise de Big Data, sendo que as organizações que já investiram se vão destacar da concorrência;
        • Maior adoção de ferramentas como Inteligência Artificial, Machine Learning e Public Cloud;
        • Novas métricas de sucesso da transformação digital;
        • Maior importância sobre o valor de longo prazo das iniciativas digitais.

As TI têm, efetivamente, um papel muito importante na condução e apoio da estratégia de transformação digital das organizações, mas o trabalho de implementação das grandes mudanças e da adaptação a uma nova cultura que acompanha a transformação digital cabe a todos os seus colaboradores – e é por isso que a transformação digital também tem de ser vista por este prisma, que em última análise diz respeito às pessoas.

Graças ao seu ADN, a Mind Source posiciona-se também nesta vertente humana, em particular de uma forma diferenciadora, ajudando as organizações que pretendem iniciar ou até acelerar a sua viagem de transformação digital não só através do nosso expertise tecnológico, mas também da nossa experiência de transformação cultural.

Por: Rui Reis, Diretor Executivo da Mind Source

Artigos Relacionados: