Os marketplaces têm sido uma das principais tendências crescentes do comércio, refletindo mudanças significativas nos hábitos de consumo. Segundo um estudo de 2023 da Boston Consulting Group (BCG), o e-commerce representará 41% das vendas globais de retalho até 2027, o que torna imprescindível a presença estratégica dos negócios nos canais digitais.
Neste contexto, a BIGhub, aceleradora de vendas da Europa, revela os principais erros dos comerciantes nos marketplaces, apresentando soluções para que as empresas os consigam evitar.
1. Conhecimento pouco aprofundado sobre o funcionamento dos marketplaces
Um dos principais erros dos vendedores dos diferentes marketplaces está no conhecimento pouco aprofundado sobre o seu funcionamento. Cada plataforma tem as suas regras, as suas comissões, o seu público-alvo, a sua reputação e os seus procedimentos, logo, iniciar as vendas online sem analisar previamente qual o melhor marketplace para determinado produto pode prejudicar o negócio, dando origem a problemas de logística, ou até mesmo à suspensão das contas.
Assim, torna-se essencial compreender o funcionamento de cada plataforma, através da leitura atenta dos contratos, do conhecimento das condições de pagamento e da adaptação do processo de venda às exigências específicas de cada marketplace.
2. Seleção de um único marketplace
Devido à complexidade e às especificidades de cada plataforma, muitas empresas consideram uma boa estratégia apostar num único marketplace. Esta decisão limita significativamente o sucesso do negócio, visto que diversificar os canais permite alcançar novos públicos, reduzir riscos e aumentar a notoriedade dos produtos.
Selecionar diferentes marketplaces e aproveitar as suas características é essencial, mas esta ação deve ser acompanhada de uma boa gestão dos stocks e de um bom alinhamento entre plataformas, no que diz respeito, por exemplo, a preços e envios, para que a boa reputação da empresa seja mantida.
3. Apresentação de lacunas na qualidade do serviço
A qualidade do produto vendido é sempre relevante. No entanto, no caso do e-commerce, o principal destaque reside na qualidade do serviço e da experiência. Não responder a dúvidas dos clientes ou atrasar os envios das encomendas são ações que poderão levar ao aumento das reclamações, o que impacta a reputação da empresa.
Neste sentido, é fulcral garantir a qualidade do serviço em todas as etapas da compra, desde a procura pelo produto, até à sua aquisição por parte do comprador. Acompanhar os resultados de compra com inquéritos de satisfação e avaliações da experiência pode fazer a diferença e apelar à imagem positiva do negócio.
Rúben Lamy, CEO da BIGhub, garante: «Muitos comerciantes integram os seus negócios nos marketplaces com grandes expetativas, sem considerar os desafios associados a este processo de transição digital. Estes são alguns dos erros mais frequentes nas vendas online, mas facilmente se solucionam, convertendo-se em oportunidades reais de crescimen