• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Bússola da competitividade europeia: onde está o Norte da inovação e crescimento económico? 

      Telecomunicações geram valor recorde, mas retorno desaponta

      Nova formação ensina alunos universitários a conciliar vida pessoal e profissional 

      Bolsa Luís Patrão com candidaturas abertas até 31 de maio

      IA continua a ser prioridade, mas cibersegurança é o foco dos líderes tecnológicos

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      O novo porta-estandarte das grandes carroçarias francesas

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      António Saraiva: «As desigualdades são a mãe de todas as convulsões»

      «A inclusão financeira é uma das bases da inclusão social» afirma João Guerra, CEO da Nickel Portugal

      «O que se está a passar em Covas do Barroso é um atropelo». Em que ponto está a resistência ao lítio português?

      O amigo genial do Papa Francisco

      «Para não ser corajoso, há imensas profissões que não a de político», defende João Maria Jonet

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Politics: saiba que livros recomenda a equipa Líder

      O Tempo do Cão – António Jorge Gonçalves e Ondjaki

      Revelar a Mente – Pedro Castro Rodrigues

      Brands: veja aqui a sugestão de livros da Líder

      Tech: recomendações literárias da equipa Líder

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Dia Internacional da Memória Trans: leituras a não perder para celebrar a comunidade

      Startup LGBT-Tech vence prémio na categoria de inclusão e empoderamento

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Bússola da competitividade europeia: onde está o Norte da inovação e crescimento económico? 

      Telecomunicações geram valor recorde, mas retorno desaponta

      Nova formação ensina alunos universitários a conciliar vida pessoal e profissional 

      Bolsa Luís Patrão com candidaturas abertas até 31 de maio

      IA continua a ser prioridade, mas cibersegurança é o foco dos líderes tecnológicos

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      O novo porta-estandarte das grandes carroçarias francesas

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      António Saraiva: «As desigualdades são a mãe de todas as convulsões»

      «A inclusão financeira é uma das bases da inclusão social» afirma João Guerra, CEO da Nickel Portugal

      «O que se está a passar em Covas do Barroso é um atropelo». Em que ponto está a resistência ao lítio português?

      O amigo genial do Papa Francisco

      «Para não ser corajoso, há imensas profissões que não a de político», defende João Maria Jonet

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Politics: saiba que livros recomenda a equipa Líder

      O Tempo do Cão – António Jorge Gonçalves e Ondjaki

      Revelar a Mente – Pedro Castro Rodrigues

      Brands: veja aqui a sugestão de livros da Líder

      Tech: recomendações literárias da equipa Líder

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Dia Internacional da Memória Trans: leituras a não perder para celebrar a comunidade

      Startup LGBT-Tech vence prémio na categoria de inclusão e empoderamento

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Notícias Tecnologia Saiba quais são os principais erros a evitar nas vendas em marketplaces

Tecnologia

Saiba quais são os principais erros a evitar nas vendas em marketplaces

Link copiado

Partilhe este conteúdo

7 Maio, 2025 | 3 minutos de leitura

Os marketplaces têm sido uma das principais tendências crescentes do comércio, refletindo mudanças significativas nos hábitos de consumo. Segundo um estudo de 2023 da Boston Consulting Group (BCG), o e-commerce representará 41% das vendas globais de retalho até 2027, o que torna imprescindível a presença estratégica dos negócios nos canais digitais.

Neste contexto, a BIGhub, aceleradora de vendas da Europa, revela os principais erros dos comerciantes nos marketplaces, apresentando soluções para que as empresas os consigam evitar.

 

1. Conhecimento pouco aprofundado sobre o funcionamento dos marketplaces

Um dos principais erros dos vendedores dos diferentes marketplaces está no conhecimento pouco aprofundado sobre o seu funcionamento. Cada plataforma tem as suas regras, as suas comissões, o seu público-alvo, a sua reputação e os seus procedimentos, logo, iniciar as vendas online sem analisar previamente qual o melhor marketplace para determinado produto pode prejudicar o negócio, dando origem a problemas de logística, ou até mesmo à suspensão das contas.

Assim, torna-se essencial compreender o funcionamento de cada plataforma, através da leitura atenta dos contratos, do conhecimento das condições de pagamento e da adaptação do processo de venda às exigências específicas de cada marketplace.

 

2. Seleção de um único marketplace

Devido à complexidade e às especificidades de cada plataforma, muitas empresas consideram uma boa estratégia apostar num único marketplace. Esta decisão limita significativamente o sucesso do negócio, visto que diversificar os canais permite alcançar novos públicos, reduzir riscos e aumentar a notoriedade dos produtos.

Selecionar diferentes marketplaces e aproveitar as suas características é essencial, mas esta ação deve ser acompanhada de uma boa gestão dos stocks e de um bom alinhamento entre plataformas, no que diz respeito, por exemplo, a preços e envios, para que a boa reputação da empresa seja mantida.

 

3. Apresentação de lacunas na qualidade do serviço

A qualidade do produto vendido é sempre relevante. No entanto, no caso do e-commerce, o principal destaque reside na qualidade do serviço e da experiência. Não responder a dúvidas dos clientes ou atrasar os envios das encomendas são ações que poderão levar ao aumento das reclamações, o que impacta a reputação da empresa.

Neste sentido, é fulcral garantir a qualidade do serviço em todas as etapas da compra, desde a procura pelo produto, até à sua aquisição por parte do comprador. Acompanhar os resultados de compra com inquéritos de satisfação e avaliações da experiência pode fazer a diferença e apelar à imagem positiva do negócio.

Rúben Lamy, CEO da BIGhub, garante: «Muitos comerciantes integram os seus negócios nos marketplaces com grandes expetativas, sem considerar os desafios associados a este processo de transição digital. Estes são alguns dos erros mais frequentes nas vendas online, mas facilmente se solucionam, convertendo-se em oportunidades reais de crescimen

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Bússola da competitividade europeia: onde está o Norte da inovação e crescimento económico? 

Telecomunicações geram valor recorde, mas retorno desaponta

Nova formação ensina alunos universitários a conciliar vida pessoal e profissional 

Bolsa Luís Patrão com candidaturas abertas até 31 de maio

Artigos Relacionados

Tecnologia

Mai 12, 2025

IA continua a ser prioridade, mas cibersegurança é o foco dos líderes tecnológicos

Ler notícia

Tecnologia

Mai 06, 2025

Universidades portuguesas lançam ciclo de conversas sobre o impacto da Inteligência Artificial

Ler notícia

Tecnologia

Mai 05, 2025

Inteligência artificial revela impacto de doenças crónicas no envelhecimento do cérebro

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever