Sandra Brito Pereira: «Liderar é sobretudo preocuparmo-nos com os colaboradores»

Chegou há um ano ao Banco Montepio, à direcção de Gestão de Pessoas. Sandra Brito Pereira já conhece os cantos à casa e “às casas dos 3500 colaboradores” e criou um propósito agregador: “juntos à distância”.

Facilmente nos deixamos contagiar pela sua energia. E quem a conhece atribui-lhe as competências e a disposição certas para motivar e assegurar a gestão emocional de todos os funcionários, ainda para mais em circunstâncias atípicas.

Sandra Brito Pereira está habituada a grandes empreitadas. Vinha do Grupo Jerónimo Martins, responsável pelo Knowledge Centre como Head of Knowledge. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, foi durante vários anos advogada e consultora em Direito Societário, Imobiliário, Turístico/Hoteleiro e Laboral. Exerceu funções como Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Secretário de Estado do Tesouro e Finanças e do Ministro da Presidência. Foi administradora Executiva na Invesfer, empresa participada da Refer na área da rentabilização de ativos imobiliários. Foi diretora na Carris nas áreas de Património Imobiliário, Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional e Relações Internacionais.

Na Gestão de Pessoas, trabalhou nas áreas da Formação, Desenvolvimento, Mudança organizacional, Comunicação Interna, Gestão de Talento, Programas de Liderança.

Colocámos a pergunta: Como está a motivar e a assegurar a saúde psicológica dos colaboradores? a sete diretores de Gestão de Pessoas, ainda em pleno estado de emergência e antes do anúncio das medidas de desconfinamento. Sandra Brito Pereira aceitou o desafio:

«Liderar é sobretudo mostrar que nos preocupamos com os colaboradores. Em tempos tão atípicos, a prioridade inicial foi colocar em teletrabalho os colaboradores que podiam trabalhar à distância (cerca de 50%) e garantir que os restantes 50%, a rede comercial, tinham condições de segurança para desempenhar as suas funções.
Depois foi crucial ajudar as equipas a adotar uma realidade 100% digital. Desenvolvemos vários conteúdos úteis para a nova realidade, incluindo boas práticas para gestão de equipas e segurança da informação, webinars sobre autodesenvolvimento, skills digitais e como estar a par das novidades do negócio.
Para manter o engagement lançámos iniciativas para aproximar e partilhar experiências, como o E-coffee with the CEO, encontro semanal e informal entre colaboradores e o CEO, e a rubrica semanal #Testemunhos onde um colaborador partilha com todo o Banco a experiência de trabalho nesta nova realidade.
Na Direção de Gestão de Pessoas lancei o desafio de todos os dias um colega enviar uma mensagem de bons dias com uma partilha, e tem sido surpreendente a criatividade e abertura de todos para nos darmos a conhecer um pouco melhor. Esta dinâmica foi adotada por outras equipas como a dos trainees que deram o nome à Newsletter que resulta desta criatividade interna e espelha o seu propósito agregador: “Juntos à Distância”.
Também nos unimos à “Pulso Portugal” e disponibilizamos uma linha de aconselhamento psicológico permanente para o colaborador ou para a família. Porque os tempos são desafiantes e para alguns colegas é necessário um apoio adicional».

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