A confiança no local de trabalho é um fator crucial. Quando os colegas confiam uns nos outros, o trabalho em equipa e a colaboração melhoram substancialmente, beneficiando de uma execução mais rápida das tarefas e da tomada de boas decisões.
Porém, com o trabalho remoto a ganhar popularidade, os problemas de confiança tornaram-se numa grande preocupação para os gestores, no sentido de garantir que os colaboradores fazem as suas tarefas. Os próprios trabalhadores também se debatem com estas questões, preocupando-se com o facto de perderem oportunidades de crescimento na carreira e de se sentirem desligados dos seus colegas.
A Korn Ferry deixa seis sugestões para melhorar a confiança em cada ângulo da sua organização.
Definir expectativas claras
Quando todos os colaboradores estão alinhados com o mesmo objetivo e metas, os gestores conseguem fornecer expectativas de trabalho claras, bem como métricas de desempenho que façam sentido para os colaboradores. Os trabalhadores devem ser claros para com os gestores sobre a ajuda de que necessitam. E os colegas podem trabalhar em conjunto para descobrir como dividir a carga de trabalho para terem sucesso juntos.
Confie nos outros e eles confiarão em si
Confiar nos outros fá-los sentir-se bem e faz com que queiram confiar em troca, pelo que é importante fomentar um ambiente de respeito mútuo. As chefias devem confiar nos colaboradores para tomarem decisões importantes na sua área de especialização e os empregados devem confiar nos gestores, discutindo abertamente os seus objetivos de carreira. Os colegas de equipa devem confiar uns nos outros para fazerem o seu trabalho da melhor forma possível, mantendo uma comunicação aberta.
Tratar as pessoas como seres humanos
Interessar-se pelo bem-estar dos outros, para além do que é necessário para o trabalho, permite perceber o que motiva as pessoas, por que razão agem da forma que agem e o que têm em comum. Isso conduz a melhores relações de trabalho, amizades, satisfação no local de trabalho e compaixão. Se os trabalhadores partilharem as suas responsabilidades e dificuldades pessoais, é provável que os seus colegas se compadeçam se faltarem a uma reunião ou saírem mais cedo.
Criar uma comunidade
As pessoas procuram companheirismo e camaradagem – mesmo que prefiram trabalhar a partir de casa. A criação de uma comunidade deve ser um objetivo intencional dos gestores, quer seja através da marcação de um almoço de equipa digital regular ou da organização de uma reunião presencial para equipas remotas e híbridas. Um pouco de tempo de convívio social contribui muito para o espírito de equipa.
Comunicar, comunicar, comunicar
Uma comunicação transparente, clara e inclusiva permite que uma equipa faça o seu melhor trabalho, criando um ambiente onde todos se sentem à vontade para partilhar ideias. Quer se trate de enviar uma mensagem, telefonar a um colega ou fazer uma apresentação a toda a equipa, o objetivo é manter ativo um fluxo de comunicação.
Presumir boas intenções
A maioria das pessoas quer fazer um bom trabalho e ser um colega valioso, por isso, quando surge um problema, os colegas de equipa devem oferecer o benefício da dúvida. Uma mensagem pode ser facilmente mal interpretada por e uma questão que parece preocupante pode ser apenas um mal-entendido. Assuma sempre o melhor e peça esclarecimentos para confirmar.