“Ser Feliz em Portugal” é no Vila Galé Clube de Campo

 

Na Herdade da Figueirinha, perto de Beja, no Alentejo, hotelaria, gastronomia, agro e enoturismo convivem harmoniosamente. É aqui que se encontra o hotel no Vila Galé Clube de Campo, onde se pode desfrutar de um estilo de vida em genuína comunhão com a natureza, experimentando as cores e aromas campestres da região.


«Com um conceito único de turismo rural, este hotel inspirado na tradição alentejana tem 81 quartos e suítes, seis moradias no campo, piscinas exteriores para adultos e crianças, restaurante com gastronomia típica, bar e spa com piscina interior, sauna, banho turco, ginásio e salas de massagens e ainda um picadeiro. Equitação, BTT, pesca desportiva, caminhadas, passeios a cavalo, de charrete, de jipe ou em moto 4×4, prática de volteio no picadeiro, tiro com arco e ao prato são algumas das atividades disponíveis no hotel. O Vila Galé Clube de Campo é também o local ideal para experimentar paintball, rappel ou caiaque, tirando partido da proximidade da barragem. A diversidade de espécies convida ao birdwatching. E os passeios de balão de ar quente sobrevoando as planícies alentejanas ao amanhecer são mágicos. Os mais novos vão adorar a horta pedagógicas, visitar os animais da quinta ou participar em jogos tradicionais portugueses. Durante a estadia pode ainda visitar-se a Adega Santa Vitória – com provas de vinhos incluídas – ou o Lagar, para conhecer o processo de produção de azeite», põe-nos a par Manuel Patrício, diretor do Hotel.

Na primeira pessoa: Henrique Monteiro, conselheiro da Líder, jornalista e ex-diretor e colaborador Expresso

«Quando a revista Líder me perguntou se queria alinhar numa iniciativa chamada “Ser Feliz em Portugal”, destinada a criar uma onda de motivação para fazer férias cá dentro, deu-me a escolher vários hotéis. Eu escolhi um em Albernoa, chamado Clube de Campo, do Grupo Vila Galé.

Porquê? Não acreditarão, mas desde os tempos do PREC (1975) que me vem à cabeça uma canção muito revolucionária (penso que de José Mário Branco) que começava assim: “Na Herdade do Vale Fanado, terra rica em trigo e gado, freguesia de Albernoa”. A canção é feita de punhos e foices no ar para sanear uma patroa. Já não me lembro do resto, mas fiquei sempre sem saber onde era Albernoa. E este hotel fica perto de Albernoa, que deixou, entretanto, de ser freguesia. Agora a freguesia é Santa Vitória/Mombeja e queria ver como é que com todo o seu talento, o saudoso José Mário rimaria… É que Albernoa dava com “patroa”, que, à época, era um insulto.

Mas adiante. O Hotel Clube de Campo é um Monte alentejano, na Herdade da Figueirinha. Produz diversos bens agrícolas, de fruta a vinho, este aliás chamado Santa Vitória, néctar de graduação apreciável, alentejano de vários costados, mas também com castas estrangeiras, como o Cabernet Sauvignon ou Chardonay. Por isso quem se instala no Hotel, instala-se numa herdade, num casa vinícola. Mas mais: instala-se ainda num clube hípico, onde pode passear a cavalo; ou de moto quatro. Ou ainda num clube náutico, pois a barragem do Roxo que banha a herdade oferece diversas possibilidades. Pode andar de balão, pelos ares do Alentejo, ver Beja ou Aljustrel do ar. Enfim, serão poucas as atividades que o Clube de Campo não oferece.

E, claro, há as piscinas, exterior e interior (onde gastei tempo apreciável), os parques infantis, com diversas ofertas que mesmo a mim soavam apetecíveis – as tendas de índio, por exemplo. E, claro, o SPA com tudo o que é normal um SPA ter (chamado Clube de Saúde).

Não falei da comida… nem da bebida. São motivo de remorsos pelos excessos cometidos – da ementa internacional à típica alentejana, há de tudo. Nem do bar – mais remorsos… Mas a este tenho de dar uma menção especial: raramente se vê cerveja a pressão tão fresca e bem tirada.

O pessoal é simpático, o fim de semana é curto. Mas é um local ideal para quem tem crianças (e estavam lá muitas) e quer passar férias sem gastar uma fortuna, tendo à sua disposição inúmeras atividades».

O que fazer na zona

 

Jeep Safari caminhadas, passeios a cavalo, de burro ou de charrete, tiro aos pratos, BTT, Moto 4, paintball, canoagem e mágicas viagens de balão de ar quente.

Artigos Relacionados: