“Ser Feliz em Portugal” é no Vila Galé Collection Elvas

 

Em pleno centro histórico desta cidade alentejana, classificada pela UNESCO como património mundial, esta unidade hoteleira, resultante da reabilitação do antigo Convento de São Paulo, tem como tema as fortificações militares portuguesas espalhadas pelo mundo.
«Aproveitando a configuração original do edifício – que após a extinção das ordens religiosas deixou de ser convento e funcionou como tribunal militar, quartel e casa de reclusão – este hotel conta com 79 quartos (incluindo sete suítes de dois andares, com mezzanine), dois restaurantes com oferta gastronómica regional dedicada aos sabores locais, bar, piscina exterior, spa com salas de massagens, piscina de hidromassagem, banho turco, sauna e piscina interior e, por fim, o claustro, de novo verde e arranjado, duas salas de reunião e um salão de eventos, instalado no espaço da antiga igreja, ideal para a realização de casamentos e batizados.
Para ficar a conhecer Elvas, além de passear pelas ruas do centro histórico, sugerimos a visita ao Museu de Arte Contemporânea, ao Museu Militar de Elvas, ao Forte da Graça e Forte de Santa Luzia, à igreja da Nossa Senhora da Assunção ou antiga Sé, próxima da casa da Cultura. Mas também há o castelo, as muralhas seiscentistas ou a igreja das Domínicas, que é octogonal, e a zona do pelourinho. Nas redondezas, pode visitar-se o Museu dos Cristos, em Sousel, ou ir às cidades de Mérida ou Cáceres, ambas também classificadas pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
O Vila Galé Collection Elvas Historic Hotel, Conference & SPA é o primeiro hotel em Portugal a ficar concluído no âmbito Revive, o programa público para concessão e recuperação de património histórico», detalha Tiago Gomes, diretor do Hotel.


Na primeira pessoa: Miguel Vicente, Executive Director da Made2web e conselheiro da Líder

«Vou com alguma regularidade a Elvas. É uma cidade que gosto muito, talvez pela minha paixão pelo estudo da História Militar Portuguesa. Elvas situa-se num eixo geográfico favorável a qualquer força que pretenda invadir o território. Por esse motivo desenvolveu ao longo dos séculos um complexo de fortificações que é o mais denso em todo o Mundo e é hoje património da UNESCO. É uma obra prima da Engenharia Militar e destacou-se particularmente durante as guerras da Restauração no Século XVII.

Ficámos dois dias no Hotel Vila Galé Collection Elvas, um Hotel de charme resultante da recuperação de uma antigo convento e antigo Tribunal Militar,  bem situado no centro Histórico da cidade. Uma decoração inspirada nas reformas militares do Exército Português feitas pelo Conde de Lippe com manequins com diversas réplicas de uniformes do século XVIII. O Hotel, muito acolhedor e com pessoal muito atencioso tem a localização privilegiada para quem quer visitar a cidade e todos os seus encantos. Não muito longe, está o castelo Medieval e a oficina do Luís Pedras,  último artesão das Roncas de Elvas, com imensas histórias para contar sobre este maravilhoso instrumento musical.

Em dois dias pudemos visitar todos os recantos da cidade e degustar as suas iguarias gastronómicas, sendo obrigatório as visitas ao Museu Militar de Elvas, Forte da Graça e Forte de Santa Luzia.

No Regresso a Lisboa, um belo almoço em Évora, na Taberna típica Quarta-feira para levar na memória os bons sabores Alentejanos».

O que fazer na zona

 

Artigos Relacionados: