Talento empreendedor é o elemento chave para empresas e países

O Dia Internacional do Trabalhador remonta a 1886, em Chicago, e desde então é celebrado por todo o mundo, por empresas e trabalhadores. A propósito desta data, a Adecco, um dos maiores grupos de recursos humanos e outsourcing a nível mundial, destaca o talento empreendedor como o elemento chave e crucial para empresas, países e para a economia global. Em conjunto com outros tópicos como a educação, o talento empreendedor é apontado como elemento essencial, em todo o mundo, para o futuro do trabalho e para a liderança através da mudança.

Esta é uma conclusão que vem no seguimento do Global Talent Competitiveness Index (GTCI 2019), desenvolvido pelo INSEAD, Tata Communications e Grupo Adecco, que classifica os países relativamente à sua capacidade de atrair, desenvolver e reter talentos.

“Existem muitas pessoas que têm traços de personalidade mais propensos à atividade empreendedora (inovação, atitude de risco, extroversão, etc.), mas nem sempre tal percurso se efetiva. Algumas pessoas, mais do que os seus pares, precisam de orientação e recursos, que podem ser frequentemente fornecidos pelos empregadores. Nem todos empreendedores o são fora de empresas que não suas. Muitos são-no dentro de empresas de grande dimensão, e são precisamente esses os elementos que levam ao crescimento dessas mesmas empresas”, explica a Adecco em comunicado, acrescentando que “os programas de educação formal podem ajudá-los a entender melhor um negócio e um ramo de atividade, os objetivos podem ajudá-los na mudança e a motivá-los, o feedback é fundamental para encorajá-los, e inúmeros outros fatores criam uma cultura de inovação e funcionários ambiciosos e criativos nas empresas”.

Artigos Relacionados: