TAP é a melhor empresa para trabalhar em Portugal, segundo estudo da Randstad

As empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal em 2020 são: TAP Air Portugal, Banco de Portugal e RTP – Rádio e Televisão de Portugal. Sucedendo à Microsoft, vencedora em Portugal nos três últimos anos, estas são as três grandes vencedoras da edição de 2020 do Employer Brand Research, um estudo realizado em Portugal e a nível mundial pela empresa de serviços de recursos humanos Randstad.


Fundada em 1960 e com sede na Holanda, a Randstad – que em Portugal conta com 450 colaboradores internos espalhados por 37 delegações – identifica as empresas mais atrativas para trabalhar, por setor de atividade, tendo por base a opinião da população ativa.

Na prática, globalmente, considera as perceções de mais de 185 mil inquiridos (entre os 18 e os 65 anos) sobre 6136 empresas em 33 países. E procura responder a questões como o que leva as pessoas a escolher uma empresa em detrimento de outra e o que motiva as pessoas a ficarem numa empresa ou a sair.

No caso do nosso país, para chegar aos resultados foi questionada, pelo quinto ano consecutivo, uma amostra representativa da população portuguesa no universo das 150 maiores empregadoras em Portugal.

Quais os setores mais atrativos para trabalhar em Portugal? De acordo com as conclusões apresentadas no relatório, que decorrem de questionários respondidos entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, portanto num contexto anterior à pandemia, a saúde é o setor que mais atraía os portugueses para trabalharem. Na saúde, o Grupo Lusíadas Saúde ocupa o quarto lugar deste ranking. Depois seguem-se os setores da aviação, tecnologias de informação e consultoria.

Portugueses valorizam salário e benefícios não financeiros
Para os portugueses, o salário e os benefícios (83%), a estabilidade económico-financeira (68%) e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (56%) são os critérios mais valorizados no momento de escolher um país estrangeiro para trabalhar.

Considerando apenas os benefícios não financeiros, 44% dos colaboradores dizem que são muito importantes, destacando os planos de saúde, flexibilidade de horário, ajudas de custo e aposta na formação. Contudo, “a forma como trabalhamos no cenário de pandemia fez rever algumas prioridades. A solidez da empresa, a segurança que esta garante e o equilíbrio profissional e pessoal estão a assumir uma nova importância na vida dos colaboradores”, é explicado em comunicado à imprensa.

Para José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, «Portugal será sempre uma referência internacional no que respeita ao talento e inovação e à qualidade de instituições de ensino e empresas. Desta forma, há que capitalizar este valor na construção da marca Portugal.»

Portugal é um bom País para trabalhar? Enquanto destino profissional, Portugal é valorizado pela sua localização geográfica (65%), diversidade e inclusão (44%), produtos e serviços de referência (39%), seguindo-se a boa reputação do País (36%) e a qualidade do ensino e da formação nacional (35%).

Se tivesse que escolher um país estrangeiro para trabalhar, qual seria? Com as respostas, a Randstad chegou ao top 10 dos destinos preferidos pelos portugueses para trabalhar: Inglaterra, Alemanha e Espanha são os eleitos, seguidos de França, EUA, Austrália, Canadá, Itália, Dinamarca e Bélgica.

A população ativa portuguesa prefere os países europeus como destino para trabalhar. A língua parece não ser um problema, pois o primeiro país de língua oficial portuguesa que aparece na listagem é o Brasil e ocupa o 11.º lugar, seguido de Cabo Verde, em 26.º lugar. Os países de África, América Latina e Ásia são os menos referidos como destino, exceção feita à Austrália e ao Brasil.

Top 20 das melhores empresas para trabalhar

  1. TAP Air Portugal (subiu uma posição em relação a 2019)
  2. Banco de Portugal (subiu da 9.ª posição)
  3. RTP (subiu da 10.ª posição)
  4. Lusíadas Saúde
  5. ANA – Aeroportos de Portugal (desceu da 4.ª posição)
  6. Delta Cafés (manteve a posição de 2019)
  7. Hovione (desceu da 3.º posição)
  8. OGMA
  9. Farfetch (desceu uma posição, em 2019 tinha ficado em 8.º)
  10. PwC
  11. Bosch
  12. Siemens
  13. BA Vidro
  14. Nestlé
  15. FNAC
  16. Fujitsu
  17. Labesfal
  18. Deloitte
  19. Volkswagen Auroeuropa
  20. Pestana Hotel Group

Top 20 das vencedoras por setor:

Automóvel: Volkswagen AutoEuropa
Aviação: TAP Air Portugal
Construção: Conduril
Serviços financeiros: Banco de Portugal
FMGG: Delta Cafés
Saúde: Lusíadas Saúde
Indústria: Bosch
TI, Telecomunicações e Consultoria: Farfetch
Media: RTP
Restaurantes e Catering: Grupo Trivalor
Retalho: FNAC
Serviços: PWC
Turismo, Acomodação e Lazer: Pestana Hotel Group
Transportes: Doctrans – Transportes Rodoviários de Mercadorias
Utilities: EDP

 

Top 10 dos destinos preferidos pelos portugueses para trabalhar:

Inglaterra
Alemanha
Espanha
França
EUA
Austrália
Canadá
Itália
Dinamarca
Bélgica

Artigos Relacionados: