Saiba o que livros recomenda a equipa Líder na área de Tech, no âmbito da edição da primavera da Revista Líder.
Boas leituras!
Humano, Demasiado Humano
Neil D. Lawrence – Ciência Aberta
O que representa a IA para a nossa identidade? O nosso fascínio por ela decorre da singularidade que atribuímos à inteligência humana. Acreditamos que é a inteligência que nos diferencia. O receio da IA não diz respeito apenas à forma como ela invade as nossas vidas digitais, mas também à ameaça implícita de uma inteligência que nos desloque da posição de centro do mundo.
O livro de Neil D. Lawrence mostra como estes medos devem ser relativizados. Revelando o que na inteligência humana pode ser substituído por máquinas, a IA parece estar a conquistar o último reduto, o núcleo derradeiro do que nos torna humanos.
Segurança de Rede, Defesa Cibernética e Operações
Daniel Ferreira – FCA
Num mundo cada vez mais digital e conectado, as redes de comunicação são um pilar essencial para pessoas, empresas e governo. Porém, a segurança das suas informações é constantemente desafiada por ataques informáticos cada vez mais sofisticados, sendo essencial conhecer os princípios da segurança de rede e da defesa cibernética.
A nova obra da autoria do especialista em GRC (Governance, Risk e Compliance), Segurança e Cibersegurança, Daniel Ferreira, ajuda as organizações a aplicarem técnicas de segurança, defesa cibernética e operações a efetuar.
O Direito de Não Ser Desin-formado – Media, Fact-Checking e Literacias em Portugal
Vania Baldi – Almedina
Esta obra questiona o valor da cultura informativa e do interesse pelo conhecimento validado, analisa as dinâmicas intervenientes na Comunicação Social e na formação e atuação das esferas públicas e faz um apelo à literacia mediática e democrática dos produtores, mediadores e consumidores de informação. Num mundo em que a mediação jornalística passou a dividir o palco informacional com o espaço de opinião e as redes sociais, um conjunto de investigadores e profissionais da comunicação exploram o caldo cultural a partir do qual emergem os fenómenos desinformativos que condicionam a vida política e social contemporânea.
Este artigo foi publicado na edição nº 29 da revista Líder, sob o tema Incluir. Subscreva a Revista Líder aqui.