O modelo de negócio tradicional dos media enfrenta uma crise que se vem prolongando no tempo, significativamente impactado pelo avanço da tecnologia, que alterou a forma como os conteúdos são produzidos, distribuídos e consumidos. À luz da ascensão das plataformas online e redes sociais, os media tradicionais mostram dificuldades na adaptação a um ambiente digital em constante evolução e são confrontados com a erosão da sua relevância e rentabilidade.
Neste contexto, a transformação digital é um imperativo para a sobrevivência e prosperidade do setor. Entre os vários desafios, destaca-se a necessidade de acesso e conhecimento sobre soluções tecnológicas maduras e avançadas, desenhadas à medida das necessidades específicas deste ecossistema. A escolha acertada dessas tecnologias, especialmente num cenário de margens e receitas pressionadas, torna-se crucial. As soluções tecnológicas envolvem, investimentos significativos em tempo e recursos para o seu desenvolvimento e implementação, razão pela qual é vital testá-las em todas as vertentes necessárias antes da adoção das mesmas.
A realização de testes à tecnologia permite avaliar a eficácia, a funcionalidade e a segurança de novas soluções antes da sua implementação em larga escala. Testar ajuda a identificar possíveis falhas, otimizar o desempenho e garantir que a tecnologia responde às necessidades e expectativas estabelecidas, encurtando de forma decisiva a sua curva de evolução, e assegurando uma maior eficiência e um aumento da capacidade da mesma se tornar relevante a curto prazo.
Foi para disponibilizar ambientes de teste que possam ajudar a desenvolver esta cultura no setor dos media, e assim responder à necessidade de acesso e conhecimento tecnológico, que foi estabelecida em Portugal a Test Bed AMCC.
Criada com o apoio do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e integrada na rede nacional de Test Beds, esta infraestrutura única em Portugal e na Europa oferece um ambiente controlado e seguro onde empresas e clientes finais podem testar, avaliar, aperfeiçoar e validar sistemas tecnologias e teorias emergentes antes da implementação num ambiente de produção ou aplicação real. A Test Bed AMCC não só facilita o acesso a infraestrutura e consultadoria tecnológica para teste, como também acelera o processo de inovação, permitindo às empresas e aos seus clientes finais, experimentar e interagir com estas novas tecnologias de forma a ultrapassar o chamado “vale da morte” e acelerar a sua chegada ao mercado, potenciando a sua eficiência no âmbito do negócio.
É verdade que os desafios que os media enfrentam atualmente são complexos, mas a transformação digital apoiada em soluções tecnológicas testadas é uma das chaves para o sucesso do setor. Num mundo em que o tempo e os recursos são escassos, é imperativo maximizar soluções e resultados através dos processos de teste e conhecimento tecnológico antes da chegada ao mercado. A Test Bed AMCC é hoje uma realidade dinâmica e participada, ao serviço da revitalização dos media em Portugal e na Europa.
Consórcio Test Bed AMCC