O imobiliário é uma área que vive de e para as pessoas, mas onde a tecnologia tem um papel cada vez mais relevante. Num mercado que recompensa o sucesso de forma imediata, o mesmo é conseguido graças à formação contínua que vai muito mais além do que o aprender sobre o setor imobiliário. A Zome Pr1me é uma empresa que tem conquistado lugares de destaque no que diz respeito aos indicadores de performance do setor e em entrevista à Líder, o seu CEO, Nelson Morgado, refere a importância da formação aliada à tecnologia no crescimento da rentabilidade do negócio, sustentado por uma aposta crucial nos Recursos Humanos.
Cada vez mais o digital faz parte das nossas vidas, mas o mercado imobiliário é uma área que vive de e para as pessoas. Qual o papel da tecnologia no Grupo Prime?
O digital está presente em todas as áreas da nossa vida, não apenas no imobiliário. É algo que faz parte da evolução da vida das pessoas e acredito que tem o papel de a simplificar. O mercado imobiliário é um sector muito relacional, mas isso acontece também com outros sectores de atividade. No caso da Zome, a tecnologia tem o papel de humanizar as relações entre as pessoas, nomeadamente entre os nossos colaboradores e os seus clientes. Obviamente, sendo a Zome uma empresa tecnológica, estamos sempre empenhados em desenvolver ferramentas para simplificar ao máximo o negócio dos nossos consultores, tornando simples as tarefas do seu dia a dia e exponenciando a sua capacidade de trabalho. Para além disso, também estamos focados em capacitar os nossos clientes de condições únicas e muito simples ao nível da tecnologia para terem uma experiência extraordinária quando compram ou vendem um imóvel.
O imobiliário é um mercado que recompensa o sucesso de forma imediata. Qual a importância da formação das equipas de maneira a aumentar a rentabilidade do negócio?
A boa formação feita de uma forma contínua é a única solução para o sucesso no mercado imobiliário. E a formação nesta área é muito mais do que aprender sobre imobiliário. Hoje em dia, um consultor imobiliário que, ano após ano, mantém uma produção elevada é um executivo altamente especializado que se preocupa em atender e repetir formações de uma forma periódica. Por essa razão, um dos pilares fundamentais da Zome é a formação, sendo a única empresa do setor que possui um plano de carreira definido e estruturado que acompanha o consultor desde que este chega ao setor (sem qualquer tipo de experiência) até ao momento em que decide gerir outras pessoas, ter a sua própria equipa e até expandir o seu negócio para outros mercados. Garantindo o sucesso das equipas estará muito mais perto de aumentar a rentabilidade do seu negócio.
Seguir uma carreira no setor imobiliário exige pessoas resilientes, trabalhadoras e profissionais. Qual é, na sua opinião, o papel das empresas no desenvolvimento desse perfil?
As empresas desempenham um papel fundamental neste processo por vários motivos. Em primeiro lugar, porque através da entrega de formação adequada funcionam como uma garantia do profissionalismo no setor e depois por todos os recursos que entregam aos seus colaboradores e clientes que garantem uma experiência segura e feliz. Mas, mais importante ainda, as empresas proporcionam e garantem um capital de experiência alicerçado em resultados, o que se transforma num ambiente emocional diferenciado que leva as pessoas a acreditar no seu potencial.
Quais são as prioridades dos Recursos Humanos na Zome?
A principal prioridade dos Recursos Humanos na Zome é encontrar pessoas que queiram mudar a sua vida, empreendendo de uma forma simples e segura, através de uma carreira que provavelmente não esperavam vir a ter, mas que lhes garante uma realização e um sentimento de orgulho enorme. Por essa razão, a empresa tem como culminar da sua missão o lema “Mudamos vidas, Juntos!”.
Qual o vosso posicionamento no mercado imobiliário em Portugal e que metas pretendem atingir?
O nosso objetivo está muito bem definido e funde-se com o da Zome em si. Não queremos ser os maiores, queremos ser os melhores! Queremos através da criação de formação e tecnologia próprias proporcionar a melhor experiência imobiliária do mundo para os nossos colaboradores, consultores e, sobretudo, para os nossos clientes (proprietários e compradores).