O TEDxMarvila trouxe o primeiro evento TEDx em língua inglesa a Lisboa, onde 800 pessoas se reuniram para abordar as grandes questões existenciais que o Mundo enfrenta, num mundo que está a mudar rapidamente, devido à perturbação causada pela IA e à incerteza da ordem mundial.
Tendo como pano de fundo o Convento de Beato e com a curadoria de Anel Imanbay, Empreendedora e Autora, o evento girou em torno do tema ‘A Arte de Ser Humano’, reunindo empresários, artistas, pensadores, cientistas e músicos.
«Ao longo do dia, os nossos oradores falaram sobre quem somos, qual o impacto que o progresso tem em nós, por que razão precisamos uns dos outros e como nos mantemos humanos», referiu Imanbay, organizadora do evento. «O que este evento me mostrou foi que existem muitas pessoas boas, com corações bondosos, que estão dispostas a melhorar a sua comunidade», acrescentou.
Um caleidoscópio de ideias que vale a pena espalhar
O TEDxMarvila reuniu um alinhamento de líderes de pensamento e personalidaeds inovadoras para dar resposta a várias questões: Como é que preservamos a ligação humana num mundo cada vez mais digital? Que responsabilidades éticas acompanham o poder tecnológico? Podemos avançar sem perder a nossa humanidade?
Destacaram-se a filantropa Anna Kozlova, que partilhou ideias pungentes sobre a ciência da parentalidade, e o dentista e inovador Miguel Stanley, que explorou o futuro da saúde através do seu provocador manifesto sobre biohacking dentário.
António Amaral, com apenas onze anos de idade, deu uma palestra sobre a forma como a IA pode redefinir a dinâmica familiar. A fadista Gisela João celebrou a música como uma expressão radical de liberdade. A musicista Selma Uamusse reformulou a filosofia africana ubuntu (“Eu sou porque tu és”) para o mundo moderno.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, também marcou presença, explorando a forma de assumir riscos e confrontar vulnerabilidades como uma ferramenta para a realização de sonhos.
Culturas e experiências convergem
Este evento trouxe também um alinhamento rico em experiências imersivas. A tecnologia de ponta de tradução por IA ligou a língua portuguesa e inglesa, eliminando as barreiras linguísticas sem a necessidade de auscultadores.
Entretanto, a exposição ‘The Heart of Being Human’ encheu as câmaras esquecidas do convento com instalações interativas onde a arte e a tecnologia se fundiram, convidando os participantes a envolverem-se com ideias de forma tangível e estimulante.
Como Anel Imanbay observou, o TEDxMarvila foi diretamente ao ‘coração e núcleo’ do que significa ser humano – um poderoso lembrete para continuar a perguntar: Quem somos nós?
Saiba mais sobre o evento aqui.