TikTok para negócios: Como usar a app

Com mais de 500 milhões de utilizadores mensais, o TikTok tornou-se um fenómeno das redes sociais. É normal que os marketeers tenham começado a pensar em formas de usar o TikTok para negócios e, hoje, são várias as marcas, nacionais e internacionais, que podemos encontrar por lá.

O TikTok é uma rede social com uma vertente de entretenimento muito bem delineada, com uma grande parte dos seus utilizadores entre os 10 e os 19 anos. Contudo, quando grandes celebridades começaram a usar o TikTok e a promover os tão famosos #challenges (desafios), a plataforma “explodiu”.

As marcas começaram a ver, no TikTok, uma oportunidade de comunicar para um público mais jovem. A McDonald’s, por exemplo, lançou o seu próprio desafio #bigmactiktok que gerou um Buzz enorme e que fez os seus clientes querem participar.

Se tens um negócio, e acreditas que esta rede social está alinhada com o teu público-alvo, então continua a ler para descobrires como usar o TikTok para negócios!

1 – Identifica os teus objectivos
Estabelece, primeiramente, qual o teu número de seguidores desejados, quantas visualizações estimas por vídeo e qual a taxa de conversão.

2 – Considera o teu público-alvo
És um negócio e, portanto, deves pensar sempre na tua persona. O teu cliente está no TikTok? Em caso afirmativo, considera as suas necessidades e onde a tua marca se encaixa.

3 – Cria e verifica a tua conta
Insere o teu logotipo para te distinguires dos outros criadores de conteúdo, cria um username e nome de conta com o nome do teu negócio. Escreve uma biografia interessante e que descreva o teu negócio, onde também podes experimentar colocar um link. E verifica a tua conta, para provares que és uma marca de maior confiança.

4 – Coloca conteúdo de valor
Criar conteúdo de valor é algo transversal a toda a tua presença online, sejas um negócio ou um influenciador digital. Tal como em qualquer outra plataforma e campanha de marketing, o conteúdo é rei. Por isso, cria conteúdo de valor e original, alinhado com as necessidades do teu público-alvo.

5 – Usa as hashtags certas
Escolhe hashtags relevantes e específicas para o teu negócio. E isso inclui, também, criares hashtags específicas e únicas da tua marca, que possam encorajar a audiência a usá-las quando postarem conteúdo sobre os teus produtos ou serviços. No fundo, ajudam a criar uma comunidade online também no TikTok.

6 – Participa em desafios
Há tantos desafios, os famosos challenges, a decorrer que é uma excelente forma de te tornares viral nesta plataforma. Fica atento aos desafios-tendência do momento e encontra uma forma divertida de promoveres o teu negócio dessa forma.

7 – Colabora com influenciadores digitais
Os influenciadores digitais estão em todas as plataformas, incluindo no TikTok. Surgiram novas estrelas digitais nesta rede social, com as quais podes criar colaborações de forma a promover o teu negócio. Explora bem os seus perfis, vê quais as que estão mais alinhadas com os valores da tua marca, e faz uma proposta.

8 – Investe em anúncios
Há cada vez mais possibilidades para as marcas investirem em anúncios no TikTok e aumentarem os seus leads e as suas vendas. Experimenta todas estas possibilidades para criar anúncios adequados a esta plataforma.

9 – Avalia os resultados
Como em todas as redes sociais, deves analisar constantemente a performance das tuas publicações e dos teus anúncios. Esses dados analíticos são preciosos para decidires quais os próximos conteúdos.

Texto de Bárbara Bação, diretora de Marketing na Associação Portuguesa de Franchising

Artigos Relacionados: