Três cuidados a ter para evitar más posturas a trabalhar

São várias as consequências de uma má postura, principalmente quando passamos horas sentados ao computador. A reeducação postural é essencial para aumentar o nosso bem-estar e diminuir as dores inerentes aos maus posicionamentos diários.

Hoje, no campo da fisioterapia, sabemos que a maior parte das lesões não tem uma origem traumática mas são um efeito de posturas incorretas ao longo da infância, adolescência e vida adulta.

Uma postura correta deve ser funcional e esteticamente agradável, confortável sem provocar fadiga muscular, para isso é necessário existir um bom equilíbrio muscular de forma a proteger as estruturas de suporte do corpo contra lesões ou alterações morfológicas. A boa saúde da nossa coluna depende de atitudes posturais praticadas diariamente.

Para uma postura correta e uma coluna sem dor, Sofia Campos, fisioterapeuta do Holmes Place Arrábida Shopping, deixa algumas sugestões fáceis de incutir no dia a dia:

  1. Evitar dormir de barriga para baixo, pois essa é a posição mais agressiva para a coluna cervical, sendo a causa mais comum do “típico torcicolo”. Ao fazê-lo, utilize uma almofada muito baixa e coloque outra por baixo dos joelhos para aliviar a tensão ao nível da coluna lombar. A posição vencedora para a hora de dormir é a deitada completamente de lado, pois é possível manter a coluna vertebral mais alinhada. Nesta posição, a almofada deve ter a altura do ombro para que a cabeça não fique inclinada. Se possível utilize também uma almofada com pouca espessura entre os joelhos de forma a ter um bom alinhamento corporal.
  2. No trabalho, com as muitas horas passadas ao computador com má postura, o aparecimento de dores na coluna vertebral é inevitável. Para evitar isso, há que ter atenção à ergonomia do espaço de trabalho, ajustando a altura da cadeira com a altura da mesa, e a altura do ecrã do computador ao nível da visão. É essencial reduzir o tempo sempre na mesma posição e fazer alguns intervalos ao longo do dia para alongar, mobilizar as articulações e diminuir o incómodo e compressão sobre coluna.
  3. A prática de exercício físico regular e uma dieta alimentar equilibrada são fundamentais. O excesso de peso associado ao sedentarismo e posturas repetidas traz muitas complicações para a coluna e articulações como o joelho e anca. O exercício físico vai permitir manter um bom equilíbrio muscular, aumentar a sua resistência, energia e bem-estar.

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