As competências interpessoais são fundamentais para o sucesso das equipas em momentos de maior tensão. Falhas de comunicação, pouco espaço para o debate ou dificuldades na gestão de tempo são algumas das causas de conflitos.
Para promover uma cultura que acolha a partilha, a consultora tecnológica Zühlke partilha três conselhos para que os especialistas cooperem de forma positiva na gestão de conflitos.
Abrir espaço para o debate
A escuta ativa e a partilha dentro de limites definidos são essenciais para conhecer as ideias ou preocupações de todas as partes envolvidas na discussão. Cada especialista tem o seu ponto de vista e opinião sobre o tema e todos devem ser igualmente válidos para o debate. Com um ambiente que promove esta partilha, sem receios, mas com respeito por cada participante, é possível fomentar a adesão da equipa à conversa e aprender com todos.
Envolver a equipa na resolução do problema
Com diferentes experiências e conhecimentos, todos os especialistas trazem algo único e de valor à equipa. Assim, quando surge um problema que afeta o trabalho em conjunto, é importante envolver todos os elementos da equipa na procura por soluções. Além de promover a comunicação e o debate entre a equipa, valorizam-se os inputs em igual medida na procura, em conjunto, pelo caminho a seguir.
Desenvolver coaching mindset e formação
O talento é o maior bem da organização e é no seu desenvolvimento profissional e pessoal que se deve investir continuamente. Orientando o mindset e a forma de trabalho para as Pessoas, os team leaders e especialistas senior conseguem elevar as suas competências de comunicação e gestão de conflitos, reconhecendo o valor das sugestões e partilhas dos colaboradores e encontrando a melhor solução para o desafio que enfrentam. No mesmo sentido, as competências interpessoais e de comunicação são cada vez mais importantes para auxiliar um bom desempenho, um bom ambiente de trabalho e excelentes resultados.
A gestão de conflitos assume-se como uma soft skill fundamental a desenvolver, tanto por colaboradores mais novos como por especialistas senior e team leaders. Uma má resolução de momentos de stress representa quebras na produtividade e engagement dos colaboradores com os resultados, o que, segundo um estudo da Kauth em 2020, pode custar 359 mil milhões de dólares às organizações
Mariana Salvaterra, General Manager da Zühlke em Portugal