Da teoria à prática, da gestão empresarial aos chatbots do dia a dia, três novos livros ajudam a perceber como a Inteligência Artificial está a transformar o mundo. Entre o primeiro dicionário de IA em português, um guia estratégico da McKinsey para empresas e uma introdução acessível ao universo dos chatbots, estas obras mostram diferentes caminhos para compreender uma tecnologia que deixou de ser futuro para passar a fazer parte do presente.
Esta seleção foi publicada na edição nº 33 da Revista Líder, cujo tema é a ‘Condição Humana’.
A Inteligência Artificial de A a Z – Carlos Fiolhais

Gradiva
Este livro é o primeiro dicionário de IA em português, reunindo as crónicas semanais do autor no Correio da Manhã, revistas e atualizadas. O leitor encontrará aspetos históricos do percurso da IA, modos de funcionamento dos atuais sistemas, algumas das suas mais relevantes aplicações e uma antevisão das suas potencialidades.
Rewired – Eric Lamarre, Kate Smaje, Robert Levin

Wiley
Na segunda edição recentemente revista, cinco líderes experientes da McKinsey apresentam uma atualização essencial e perspicaz do seu guia sobre o planeamento e a implementação de transformações bem-sucedidas em tecnologia e IA nas empresas.
IA e Chatbots – Ricardo Queirós

FCA
Os chatbots são uma das manifestações mais visíveis e impactantes da IA. Estando presentes em quase todos os setores de atividade, esta ferramenta está a transformar a forma como comunicamos com a tecnologia. Ricardo Queirós, professor e investigador, apresenta esta obra dirigida a estudantes, docentes, profissionais de diversas áreas e a todos os que se interessam por compreender melhor a IA.


