A pandemia de 2020 ficará para a história como um evento acelerador de tendências: na medicina, na economia e na cultura organizacional das empresas em todo o Mundo. A próxima década será definida por um conjunto de transformações que resultam de ideias e formatos anteriormente latentes e que estão agora em fase de desenvolvimento exponencial. A aquisição de conhecimentos, tanto no domínio académico como na formação profissional, é uma área privilegiada neste processo inovador e turbulento – ao nível dos formatos, sistemas e redes interpessoais.
Sistemas e plataformas: a escolha necessária
A proliferação de sistemas digitais de comunicação, gestão e controlo é um desafio para qualquer empresa. A inovação tecnológica introduz novas possibilidades com uma frequência veloz e cabe a cada organização limitar a aquisição de ferramentas de acordo com as suas estratégias de médio e longo prazo. No âmbito da formação profissional, identificamos como prioridade os sistemas que facilitam a comunicação assíncrona e o desenho colaborativo de projetos. Estas são duas dimensões que já definem os modos de trabalho no contexto pós-pandemia e que vemos como fundamentais num modelo de aprendizagem flexível, adaptado aos constrangimentos da mobilidade urbana e da gestão pessoal do tempo.
Inclusão e diversidade: um potencial de crescimento
A capacidade de personalizar os conteúdos formativos à escala global sem comprometer os objetivos qualitativos e critérios de avaliação é uma das grandes promessas do novo ambiente tecnológico. Esta personalização abre caminho para a inclusão nos programas de formação profissional de grupos e segmentos da sociedade previamente excluídos, devido a constrangimentos não só económicos como linguísticos, culturais e cognitivos.
Numa sociedade cuja população ativa enfrenta sérios desafios demográficos, as empresas e entidades formativas devem ser capazes de expandir a sua força laboral qualificada através de programas multifacetados, que utilizam o universo digital para adaptar a transmissão de conhecimentos a audiências cosmopolitas e diversas.
Colaboração estratégica: para além das tarefas
A rede Brain Power é uma marca europeia especializada no desenvolvimento e na gestão de carreiras de Consultoria Comercial. A nível da Comunidade, existe uma necessidade marcante de respostas estruturadas para a crescente sofisticação e complexidade da prestação de serviços. No contexto atual, é necessário ir para além da aquisição de competências e aprender a exercer a liberdade de pensamento, o poder de decisão coletiva e do planeamento estratégico. A Brain Power – Sapphire (anteriormente KPSA) é um exemplo da aplicação prática destas soluções, com uma aposta séria no estabelecimento de relações de confiança entre colaboradores e clientes, potenciadas pela sofisticação tecnológica e a excelência da formação profissional. É urgente delinear um modelo contemporâneo de formação profissional que contemple os imprevistos globais que as empresas vão enfrentar nos próximos anos e que inclua desde já as novas exigências do mercado de trabalho. Um modelo híbrido, composto por elementos clássicos de eficiência demonstrada e por novas apostas: digitais, globais e interpessoais.
Por Sandra Soares, CEO, Brain Power – Sapphire