• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Bússola da competitividade europeia: onde está o Norte da inovação e crescimento económico? 

      Telecomunicações geram valor recorde, mas retorno desaponta

      Nova formação ensina alunos universitários a conciliar vida pessoal e profissional 

      Bolsa Luís Patrão com candidaturas abertas até 31 de maio

      IA continua a ser prioridade, mas cibersegurança é o foco dos líderes tecnológicos

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      O novo porta-estandarte das grandes carroçarias francesas

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      António Saraiva: «As desigualdades são a mãe de todas as convulsões»

      «A inclusão financeira é uma das bases da inclusão social» afirma João Guerra, CEO da Nickel Portugal

      «O que se está a passar em Covas do Barroso é um atropelo». Em que ponto está a resistência ao lítio português?

      O amigo genial do Papa Francisco

      «Para não ser corajoso, há imensas profissões que não a de político», defende João Maria Jonet

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Politics: saiba que livros recomenda a equipa Líder

      O Tempo do Cão – António Jorge Gonçalves e Ondjaki

      Revelar a Mente – Pedro Castro Rodrigues

      Brands: veja aqui a sugestão de livros da Líder

      Tech: recomendações literárias da equipa Líder

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Dia Internacional da Memória Trans: leituras a não perder para celebrar a comunidade

      Startup LGBT-Tech vence prémio na categoria de inclusão e empoderamento

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Bússola da competitividade europeia: onde está o Norte da inovação e crescimento económico? 

      Telecomunicações geram valor recorde, mas retorno desaponta

      Nova formação ensina alunos universitários a conciliar vida pessoal e profissional 

      Bolsa Luís Patrão com candidaturas abertas até 31 de maio

      IA continua a ser prioridade, mas cibersegurança é o foco dos líderes tecnológicos

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      O novo porta-estandarte das grandes carroçarias francesas

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      António Saraiva: «As desigualdades são a mãe de todas as convulsões»

      «A inclusão financeira é uma das bases da inclusão social» afirma João Guerra, CEO da Nickel Portugal

      «O que se está a passar em Covas do Barroso é um atropelo». Em que ponto está a resistência ao lítio português?

      O amigo genial do Papa Francisco

      «Para não ser corajoso, há imensas profissões que não a de político», defende João Maria Jonet

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Politics: saiba que livros recomenda a equipa Líder

      O Tempo do Cão – António Jorge Gonçalves e Ondjaki

      Revelar a Mente – Pedro Castro Rodrigues

      Brands: veja aqui a sugestão de livros da Líder

      Tech: recomendações literárias da equipa Líder

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Dia Internacional da Memória Trans: leituras a não perder para celebrar a comunidade

      Startup LGBT-Tech vence prémio na categoria de inclusão e empoderamento

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Artigos Leading Tech Turismo e tecnologia resultam em mais competitividade, mais dispersão e melhores preços

Leading Tech

Turismo e tecnologia resultam em mais competitividade, mais dispersão e melhores preços

Turismo e tecnologia resultam em mais competitividade, mais dispersão e melhores preços

Link copiado

Partilhe este conteúdo

29 Janeiro, 2024 | 4 minutos de leitura

Bernardo Ribeiro da Cunha, é Chief Operating Officer (COO) e Partner da Avenidas, uma start-up portuguesa do setor da mobilidade e turismo. Neste setor, o ano de 2023 foi o melhor de sempre, em todos os indicadores: dormidas, hóspedes e receitas. Este crescimento exigiu adaptações e esforços das empresas portuguesas de vários setores, que «navegaram a onda» das mudanças.

«Parece um elástico, foi puxado para trás e quando largou, veio com força! Desafiou-nos, mas abriu muitas oportunidades», diz Bernardo Ribeiro da Cunha, referindo-se ao turismo pós-pandemia, numa conversa com a Líder onde partilhou algumas perceções do setor em Portugal e como tem sido a adaptação às constantes mudanças.

Para o COO, todas as áreas se podem relacionar com estas evolução, uma vez que existe «uma sinergia clara entre o turismo e as outras áreas». «O turismo acaba por trazer possibilidades de redes e serviços de infinitas indústrias», explica, acrescentando que o melhor exemplo de catalisação é o turismo da saúde.

«Em Portugal temos uma oferta médica excelente, apesar da sobrecarga do Sistema Nacional de Saúde. Uma pessoa que precise de cuidados médicos pode aliar-se ao turismo para conhecer o país, empregando vários serviços conexos, como alojamento, transporte e restauração», esclareceu o Diretor Operacional.

Da mesma forma há vários setores que subsistem à base do turismo, tais como a restauração, onde a população portuguesa não chega, sendo necessário o “empurrão” do turismo. «O turismo é um alicerce da nossa economia e serve de catalisador a outras indústrias», afirmou.

Turismo e tecnologia resultam em mais competitividade, mais dispersão e melhores preços.

Um meio mais tecnológico, mas (cada vez) menos português

Os turistas internacionais constituem a maioria do público da Avenidas, especialmente norte-americanos. Os clientes estrangeiros também têm aumentado bastante no serviço de transporte, o que «está em concordância com a alta taxa de emigração que Portugal tem verificado.»

As tecnologias vieram tornar o turismo ainda mais competitivo, mas também torná-lo mais disperso, o que «acaba por ser bom para o consumidor». «Estas tecnologias permitem libertar as forças do mercado e isso tem efeitos positivos no preço», referiu Bernardo Ribeiro da Cunha.

O Diretor Operacional afirma que todas estas alterações tiveram um «papel determinante no crescimento» mais recente da Avenidas. «Adaptámo-nos à pandemia, depois o turismo voltou em força e nós temo-nos moldado a estas ondas com algum sucesso. O turismo foi um fenómeno nacional que nos ajudou imenso, uma oportunidade de crescer e capacitar os colaboradores», acrescenta.

A nível de «navegar essas ondas», há várias estruturas de incentivo que foram sendo utilizadas, quer para angariar pessoas, quer para motivar quem já estava na Avenidas. «A palavra liderança não deve ser tabu, é bom liderar! Puxa o melhor que há em nós», defende Bernardo Ribeiro da Cunha.

 

Como tornar o turismo mais sustentável?

Fundada em 2016, a Avenidas foca-se em mobilidade, distribuição, logística, operações de crescimento e viagens / turismo e 2023 foi um ano «positivo e de consolidação». «Nos dois anos anteriores crescemos muito rapidamente e passámos por muitas dores de crescimento. O final do ano passado ficou marcado pelo rebranding da Avenidas, que dividimos em quatro áreas operacionais», conta o Diretor.

Recentemente, o Turismo de Portugal lançou a campanha Futourism, que pretende sensibilizar os turistas nacionais e internacionais a sentirem Portugal como seu e cuidá-lo. A sustentabilidade é algo que, na opinião de Bernardo Ribeiro da Cunha, deve ser «olhado de forma holística». Em conformidade com esta iniciativa do Turismo de Portugal, a Avenidas procura «explorar zonas menos conhecidas do país e que têm imenso valor.»

«É um desafio chegar ao cliente que vem com um template de querer ver Sintra e Lisboa, talvez Évora. Nós tentamos dar a conhecer pequenas “tascas”, pequenas atrações ou vistas e mostrar o país, que é muito bonito e tem muita coisa para ver. Tudo isto ajuda a tornar o negócio sustentável. Levar todos os turistas ao mesmo sítio em Sintra é algo que não vai durar para sempre, tem um limite», disse o COO.

Quanto à ecologia, a Avenidas fez «o compromisso de não adquirir mais carros a combustão. «70% da nossa frota é composta por carros elétricos. Em 2023, 63% dos quilómetros realizados pela Avenidas formam feitos com carros 100% elétricos», explicou Bernardo Ribeiro da Cunha.

Leonor Wicke,
Jornalista e Coordenadora Editorial

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Não podemos voltar ao quintal 

Ler artigo

Leading Opinion

Viva Espanha

Ler artigo

A instrumentalização do medo em tempo eleitoral

Ler artigo

Felicidade e produtividade – os dois lados da mesma moeda

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Artigos Relacionados

Leading Tech

Abr 08, 2025

Ciência de dados e o poder transformador da informação

Ler Artigo

Leading Tech

Out 30, 2024

Qual é a nova matemática para o futuro da tecnologia?

Ler Artigo

Leading Tech

Jun 12, 2024

As verdades e mentiras de um deepfake

Ler Artigo
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever