Ouviu-se a voz de mais de 100 pessoas, com idades entre os 19 e 59 anos e trabalhando em áreas diferentes (profissionais de saúde, consultores, engenheiros, etc.), para se concluir que esta se altera após um dia de stress no trabalho.
O estudo conduzido por Markus Langer da Universidade de Saarland, Alemanha e publicado na “Psychological Science”, considerou uma amostra de 111 participantes que ao fim de cada dia de trabalho enviaram mensagens de voz e respondiam a questionários, por períodos de 7 dias, de domingo a domingo.
Stress e intensidade da voz
Sendo que fatores que provocam stress de longa duração, como dívidas e problemas de saúde, podem também contribuir para mudanças nas particularidades da voz, os investigadores pediram aos inquiridos para iniciar as gravações no primeiro domingo da tarefa, para que pudessem ter esses aspetos em consideração na sua análise.
Usando os seus smartphones para gravar, respondiam a um conjunto de 4 perguntas sobre o seu dia. As conclusões que tiraram foram que os participantes falavam mais depressa e com mais intensidade quando durante o dia estavam mais expostos a ambientes tensos, independentemente do quão stressados se sentiam.
O autor do estudo afirma que o stress no corpo ativa o sistema nervoso simpático, o que leva à produção de hormonas como o cortisol e a adrenalina. Isto pode levar a uma broncodilatação – uma abertura das vias respiratórias – e uma respiração mais acelerada, que pode aumentar a intensidade, volume, ou tom de voz.
Ajuda na auto-avaliação de stress
Os investigadores esperam que as suas conclusões possam ser usadas para ajudar as pessoas a monitorizar os seus níveis de stress diários, já que as gravações de voz com o software de computador utilizado são uma medição objetiva, que não depende da perceção do indivíduo para avaliar o quão stressado está.
Considerando que o stress é uma causa universal de problemas de saúde, isto pode ajudar a monitorizar o impacto das fontes de stress do dia-a-dia, e a facilitar uma deteção precoce, potencialmente contribuindo para um melhor bem-estar
Markus Langer