É um dado adquirido que a tecnologia é um aliado na gestão e na liderança das organizações, mas quando não é bem aplicada ou selecionada pode gerar o oposto, entropia e, até, comprometer os resultados do negócio.
A escolha da tecnologia deve ter como requisitos base o core do negócio, os custos monetários, de infraestrutura e de tempo, a escalabilidade e usabilidade, aliados à garantia de serviço do fornecedor. Em complemento, deve dar resposta a exigências como as várias formas de trabalho, gestão de pessoas e recursos e, acima de tudo, otimização do tempo. O fator tempo é essencial para quem utiliza o software, mas principalmente para quem lidera, uma vez que necessita de disponibilidade para tomar decisões, responder às necessidades da equipa e estar alerta para o mercado.
O software é um aliado na gestão quando entrega uma visão clara do negócio, simplifica a gestão, o acesso à informação e a colaboração, e está alinhado com o propósito da organização. Um software é mais do que um conjunto de ferramentas, funcionalidades e processos. Este é a base que deve permitir a concentração na análise, planeamento, execução e controlo da estratégia e operações do negócio.
O software é um aliado na liderança quando traz visibilidade e otimiza o tempo de tomada de decisões.
O acesso fácil a dashboards, KPIs e relatórios que garantem a visibilidade, controlo e monitorização sobre o negócio, ao detalhe do planeamento estratégico e da sua execução, bem como à criação de múltiplos cenários comparativos que suportam a tomada de decisões. Por outro lado, a digitalização de processos e informação reduz o trabalho repetitivo e erros que, de outro modo, seriam fatores de desmotivação para as equipas e uma fonte de custos para a organização. A facilidade de acesso, em qualquer lugar e a qualquer hora, reflete-se na libertação das agendas, agilização das respostas, desmaterialização do local de trabalho e, também, numa maior capacidade de resposta, equilíbrio e qualidade de vida.
Os líderes têm cada vez mais consciência sobre a importância das pessoas na cultura e no sucesso das organizações, seja do ponto de vista da motivação, da empatia, da retenção de talento ou da otimização de carreiras. Cada vez mais há uma aposta na introdução de soluções que trazem valor para a organização, seja do ponto de vista da gestão para a melhoria do desempenho, eficiência, produtividade e, consequentemente, resultados do negócio, bem como para a colaboração entre as várias pessoas, otimizando a sua forma de trabalhar e comunicar.
Na InovaPrime acompanhamos os nossos clientes no seu dia-a-dia, na entrega de soluções que os tornem mais eficazes, competitivos, resilientes e preparados para os mais variados cenários do mercado. Esta visão levou-nos a desenvolver o software Governance.Business, que tem o propósito de simplificar a gestão do negócio, permitindo que os nossos clientes dediquem o seu tempo e esforço ao que realmente importa – a gestão do negócio e das pessoas.
Este artigo foi publicado na edição de verão da revista Líder. Subscreva a Líder AQUI.