Unilever atinge equilíbrio entre géneros nos cargos de gestão a nível global

A Unilever acaba de anunciar que atingiu o equilíbrio entre géneros em cargos de gestão a nível global, com um ano de antecedência em relação à meta que havia definido. Com a maior taxa de representação feminina de sempre em posições de gestão, a força de trabalho da Unilever está a diminuir a diferença entre géneros, com 50% de mulheres em posições de gestão a nível global, em comparação com os 38% registados em 2010; e 45% de mulheres na Administração não-executiva.

A Unilever tem progredido principalmente em departamentos onde as mulheres têm sido historicamente sub-representadas. O departamento Financeiro tem já 50% de mulheres em cargos de gestão a nível global, e no UniOps, o departamento de operações e desenvolvimento tecnológico da Unilever, esse número situa-se agora nos 47%. O maior salto foi registado na Produção e Distribuição, que alcançou os 40% de representação feminina em cargos de gestão.

Este marco da Unilever no equilíbrio entre géneros ocorre no seguimento de um compromisso contínuo de fomentar a igualdade de género no local de trabalho e do esforço de uma equipa de Diversidade e Inclusão que implementou diversas iniciativas, entre elas um Conselho de Diversidade Global e uma rede de quase cem “Campeões da Diversidade e Inclusão”, que definiram o padrão para que uma comunidade possa promover uma cultura inclusiva em todos os mercados. Estão também a ser utilizadas ferramentas para fomentar a equidade entre géneros no recrutamento, que incluem o planeamento de requisitos de igualdade de género para entrevistas de emprego, metas robustas de Diversidade e Inclusão, e o Rácio de Nomeação por Género – um cálculo que regista o histórico de nomeações femininas por parte dos líderes seniores. A Unilever está também a fomentar a iniciativa Unstereotype Alliance, organizada pela ONU Mulheres, cuja missão é eliminar os estereótipos negativos no local de trabalho e em todo o setor da publicidade.

Segundo Alan Jope, Chief Executive Officer da Unilever, “a igualdade das mulheres é o maior desbloqueador para o desenvolvimento social e económico mundial, e possuir uma força de trabalho com equilíbrio entre géneros deveria ser a norma e não algo a almejar. Estamos extremamente orgulhosos por alcançar o nosso objetivo de equilíbrio na representação de mulheres e homens nos nossos 14 000 cargos de gestão, mas o nosso trabalho não termina aqui. Iremos continuar a lutar no sentido de promover a igualdade de oportunidades para as mulheres e outros grupos sub-representados, no interior da nossa empresa e fora dela”.

Por sua vez, Leena Nair, Chief HR Officer da Unilever, questiona: “Se metade da população é impedida de progredir, como poderemos todos avançar?”. E acrescenta que “uma sociedade próspera é aquela em que as mulheres têm igualdade no acesso a direitos, qualificações e oportunidades. As mulheres constituem a maioria dos nossos consumidores e devemos-lhes muito do nosso sucesso. Aquilo que alcançámos é fruto do trabalho de milhares de pessoas por toda a nossa empresa, que são capazes de concretizar o seu potencial em pleno por se sentirem valorizadas e incluídas”.

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