Uma empresa unicórnio define-se como uma start-up que esteja avaliada em mais de mil milhões de dólares. Uma nova abordagem advoga que recorrer a métodos baseados na metodologia lean (focada em obter o máximo efeito com os recursos mínimos), pode originar um crescimento sustentável e rápido das empresas.
No livro “What A Unicorn Knows”, os autores, Matthew E. May e Pablo Dominguez, proporcionam aos leitores um conjunto de fundamentos universalmente aplicáveis, com o objetivo de ajudar qualquer empresa a criar um crescimento rápido, mas também duradouro.
Os autores oferecem um guia com os princípios para um crescimento corporativo sustentável, com base em empresas unicórnio de sucesso e na metodologia lean. Existem quatro desafios principais que esta obra pretende combater: Arrastamento, Inércia, Atrito e Desperdício.
A estratégia definida pelos autores para colmatar estes obstáculos chama-se S.C.A.L.E. e é formada pelos seguintes pontos:
1. Strategic speed (Velocidade Estratégica)
É definida como a velocidade ótima para o design de estratégias, implementação e tomada de decisões. É possível reduzir o arrastamento, que consiste na resistência de mercados lentos ou no desalinhamento geral das estratégias e objetivos da empresa, permitindo alcançar uma “velocidade-cruzeiro”.
2. Constant Experimentation (Experimentação Constante)
A inovação contínua tornou-se numa necessidade de sobrevivência e numa obrigação competitiva. Sem experimentação constante, impulsionando a roda da inovação, a inércia pode estabelecer-se e criar uma resistência à mudança no seio corporativo. O objetivo é fazer da experimentação simples, rápida e económica um hábito, tornando-a numa norma operacional antes que a “síndrome de grande empresa” se instale.
3. Accelerated Value (Valor Acelerado)
Permitir que os clientes obtenham valor sem atritos promove uma rápida adesão ao produto, tendo um impacto positivo na disseminação, retenção de clientes e expansão das receitas. Identificar as áreas a melhorar permite alinhar o serviço consoante os desejos e necessidades dos consumidores, de forma criar um crescimento fluido e consistente.
4. Lean Process (Processo com Utilização de Recursos Mínimos)
Este método concentra-se na otimização do fluxo de trabalho, eliminando o desperdício, com base numa metodologia desenvolvida nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, denominada como “método de kaizen”.
5. Esprit de Corps (Espírito de Grupo)
De forma a potenciar todos os processos anteriores, é necessário cultivar um sentido de pertença e forte trabalho de equipa. É essencial que toda a organização trabalhe com o mesmo objetivo em mente, de forma a criar um crescimento sustentável e consistente.