De acordo com um recente estudo, os utilizadores de internet passam apenas 54 segundos, em média, numa página de website, o que revela o crescente desafio em captar a sua atenção.
A escola de tecnologia Ironhack dá cinco motivos para considerar o UX – User Experience e UI – User Interface Design, uma área estratégica para o crescimento das empresas
1. Atrai a audiência-chave
Criar um site adequado aos objetivos de negócio pressupõe uma investigação aprofundada sobre o público-alvo a alcançar, o que irá permitir que a audiência da marca esteja bem definida. De acordo com as conclusões, o profissional de UX/UI Design conseguirá desenhar um site adequado aos objetivos do negócio, utilizando o User Centered Design, ou seja, alinhado com aquilo que a audiência procura, alcançado, assim, o seu público-chave.
2. Permite poupar recursos
Contratar um profissional especializado nesta função irá permitir que o site seja idealizado e construído de forma eficiente, ou seja, de acordo com o objetivo e com o tipo de público a atingir. Assim, não será gasto tempo nem dinheiro a corrigir erros ou a fazer alterações de melhoria.
3. Aumenta a satisfação do consumidor
Como as funções de UX/UI Design estão intrinsecamente ligadas à experiência do consumidor enquanto navega no site, o utilizador terá acesso a conteúdo alinhado com as suas expetativas. De acordo com o relatório Why Web Performance Matters, isto levará a uma redução em quase 16% de relutância em trocar de marca, bem como a um aumento de 16,6% de recomendar o produto, impulsionando, assim, a satisfação do consumidor.
4. Impulsiona as vendas
Ao sentir-se satisfeito perante a sua experiência durante a visita ao site, o consumidor ficará mais conectado à marca, o que levará a um aumento nas vendas. Os dados do relatório Forrester Research indicam que um site construído de forma centrada no consumidor consegue aumentar a taxa de conversão em até 400%.
5. Reforça a vantagem competitiva
Face às novas necessidades do consumidor, o UX/UI Design irá permitir a plena satisfação do mesmo, impulsionando a lealdade à marca, a longo-prazo. Assim, reunindo as condições acima descritas e oferecendo uma experiência online positiva, a empresa conseguirá destacar-se dos seus concorrentes e reforçar, assim, a sua posição no mercado.
“Deve existir uma comunicação clara entre o utilizador e o ecrã, independentemente de falarmos de um site, uma aplicação de telemóvel, um software de gestão de clientes ou um jogo. Esta área tem crescido tanto, porque estamos rodeados todos os dias de UX/UI Design. Apenas profissionais especializados nesta função conseguem criar um produto final alinhado com as expetativas dos seus utilizadores. E acreditem, a procura é muito superior à oferta”
Catarina Costa, responsável da Ironhack