A conquista do espaço e a exploração dos oceanos têm mais em comum do que aquilo que se possa pensar. Portugal é historicamente um país de exploradores e navegadores, por que não ser também um lugar onde os astronautas desenvolvem a sua atividade?
O projeto CAMões (Caving Analog Mission: Ocean, Earth and Space), o primeiro deste tipo em Portugal, vai realizar entre os dias 22 e 28 de novembro a primeira missão espacial análoga à Lua, na Gruta do Natal, na Ilha Terceira (Açores). Durante uma semana, um grupo de sete cientistas e investigadores, vão treinar, estudar, fazer ciência, testar tecnologias e realizar os treinos espaciais e simulação numa estrutura vulcânica muito semelhante às identificadas na Lua e Marte (tubos de lava). Este tipo de estruturas naturais são consideradas excelentes habitats para os astronautas.
Do lado de fora, uma equipa de especialistas em espeleologia, vulcanismo, microbiologia, geoquímica e medicina espacial irá atuar como equipa de Controlo de Missão.
O projeto é liderado pela Associação Os Montanheiros e coliderado pelo INESCTEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência).
Ana Pires, investigadora da instituição, é a coordenadora do projeto CAMões e Comandante da missão da “Crew Zero”. Em 2018 tornou-se a primeira mulher portuguesa a terminar com sucesso o curso de cientista-astronauta apoiado pela NASA.
Pedro Marques-Quinteiro, professor e investigador da Universidade Lusófona, é um dos membros da “Crew Zero” e psicólogo da missão. O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.
Azores CAMões
Projeto concebido segundo a visão técnica de Rui Moura, Professor de Ciências da Terra na Universidade de Aveiro, e de Ana Pires, Investigadora de Recursos Marinhos no Centro de Robótica e Sistemas Autónomos no INESC TEC, no Porto. Ao longo dos últimos três anos, reuniram uma equipa de pessoas apaixonadas pela proteção dos oceanos, conservação da Terra e compreensão de como a exploração espacial pode contribuir com tecnologias para as três áreas. A pesquisa análoga é realizada na Gruta do Natal na Ilha Terceira. A gruta é um contexto ideal e de ‘alta fidelidade’ para a pesquisa. A localização foi escolhida com base na geologia, acessibilidade, estabilidade e apoio de organizações locais.
A missão da Crew Zero, será uma oportunidade de provar o conceito e de colocar Portugal, a região dos Açores e a ilha Terceira no mapa das missões análogas, oferecendo um local de testes fidedigno e seguro para a comunidade científica nacional e internacional. Pretendemos que Portugal se comece a posicionar e a preparar para os voos espaciais, e na área da exploração humana e robótica
Ana Pires, investigadora do INESCTEC
As missões espaciais análogas são um laboratório natural, que nos permite aprender sobre a mente humana e nossa capacidade colaborativa em situações muito próximas das de uma missão espacial. Tudo isto, de uma forma sustentável e segura, na Terra
Pedro Marques-Quinteiro, psicólogo na missão