Valor T. A agência de emprego ao serviço das pessoas com deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) apresentou a Valor T, uma agência de empregabilidade exclusivamente dedicada a pessoas com deficiência.

O projeto apresentado no passado dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, foi desenvolvido em pareceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), tem como princípio, nas palavras de Eduardo Martinho, provedor da SCML, que independentemente das suas dificuldades, qualquer pessoa tenha direito a desenvolver percursos de trabalho estáveis e acesso a um trabalho digno.

Nesta nova agência, o “T” traduz-se em talento, transformação, trabalho e tempo, ao serviço das pessoas com deficiência, a quem pretende ajudar, apoiar e suportar na construção de carreiras profissionais estáveis e adequadas às capacidades de cada um.

Este compromisso assumido pela SCML, enquanto membro da European Lotteries e no âmbito do acordo estabelecido com o European Disability Forum, procura contribuir para o aumento do número pessoas com deficiência com contrato de trabalho em mercado aberto.

A Valor T é uma agência com vista a servir o País com uma resposta integrada e eficaz para fomentar a empregabilidade das pessoas com deficiência, assegurando o necessário acompanhamento de candidatos e entidades empregadoras em todo o processo.

O serviço considera um apoio de intermediação laboral, que procura fazer o encaixe entre as competências dos candidatos e as necessidades do empregador, nas diferentes fases de recrutamento, nomeadamente no registo dos candidatos e identificação de necessidades de formação que possam contribuir para a melhoria das suas competências, à apresentação de propostas de colocação no mercado de trabalho e acompanhamento aos empregadores em todo o processo de recrutamento, colocação e pós-colocação.

Artigos Relacionados: