Zentiva fortalece presença em Portugal com nova liderança

A Zentiva, uma das maiores marcas do mercado de genéricos a nível europeu, acaba de reforçar a sua presença neste continente. Em Portugal, a contratação de novos quadros para os diversos departamentos da empresa, é ilustrativa desta aposta, começando com a nomeação de Ana Falé Lopes como a nova diretora-geral.

Recentemente adquirida pela Advent International – um fundo de investimento americano – pelo valor de 1,9 mil milhões de euros, a Zentiva ganha assim uma nova capacidade de resposta extensível ao mercado nacional, tendo como principal objetivo o crescimento da utilização dos genéricos em Portugal, por forma a ser uma das três maiores marcas no país.

Para Ana Falé Lopes, diretora-geral da Zentiva Portugal, este investimento é “uma resposta ao crescimento dos genéricos registado um pouco por toda a Europa. Num país onde o salário mínimo é inferior a 600 euros, onde o envelhecimento da população avança a passos largos e onde se verifica um incremento substancial das despesas mensais dos portugueses com medicamentos, os genéricos desempenham um papel crucial na resposta a esta situação. A Zentiva quer ser essa resposta”.

A Zentiva opera em 25 mercados na Europa (50 a nível mundial), servindo uma população de mais de 40 milhões de pessoas. Em Portugal, a marca de genéricos conta com uma equipa constituída por 31 pessoas, entre a área comercial, de marketing e desenvolvimento de negócio, área financeira, regulamentar e de supply chain, e disponibiliza um portefólio de 80 substâncias ativas entre as seguintes áreas terapêuticas: Cardiovascular, Sistema Nervoso Central, Gastroenterologia, Urologia, entre outras.

“A Zentiva continuará a operar como habitualmente e irá integrar ao longo do processo alguns ajustamentos, de forma a preservar o compromisso de proporcionar medicamentos seguros e eficazes a preços acessíveis e de elevada qualidade aos doentes e clientes em Portugal”, assegurou a nova líder da Zentiva Portugal.

Ana Falé Lopes é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Anteriormente, desempenhou funções de product manager e head of marketing. Com mais de 19 anos de experiência, é uma reconhecida profissional especialista em marketing de genéricos, comunicação de marketing, gestão de lançamentos, gestão de projetos e vendas farmacêuticas.

Artigos Relacionados: